Hospital São Vicente recebe equipamento para auxiliar no diagnóstico de imagens em pacientes Covid-19

Médicos da UTI recebem orientações sobre o novo equipamento

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), recebeu nesta quarta-feira (16), mais um equipamento de suporte à vida, destinado aos cuidados de pacientes em tratamento da Covid-19. Trata-se de um aparelho de ultrassom de diagnóstico com ecocardiógrafo, da marca Samsung. “O equipamento propicia imagens de alta qualidade, otimizando o diagnóstico dos pacientes e viabilizando com agilidade o início do tratamento”, resume o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Este é o sexto equipamento adquirido por meio de verbas destinadas ao hospital para o enfrentamento ao novo Coronavírus. De acordo com o superintendente, os recursos têm sido aplicados na aquisição de aparelhos tecnológicos, utilizados na assistência prestada pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermaria.

Além do ultrassom com ecocardiógrafo, a instituição adquiriu um raios X portátil, equipamento de ventilação de alto fluxo não invasivo, sistema de óxido nítrico, ventilador pulmonar para transporte e fibrobroncoscópio, equipamentos que são destinados ao uso na UTI Geral. O Hospital possui ao todo cinco equipamentos de ultrassom de imagem, atendendo diversas áreas da instituição, como Pronto Socorro e Centro Cirúrgico.

O engenheiro clínico do HSV, Alcir Giorgiani, explica como o novo equipamento pode priorizar a segurança do paciente acamado, “O equipamento será usado na UTI, inicialmente para diagnóstico por imagem no próprio leito, sem a necessidade de deslocar o paciente que está na UTI e toda a estrutura de equipamentos. Isso possibilita maior segurança ao paciente e o médico conseguirá ter acesso ao exame de ultrassom com imagens e informações importantes no próprio leito. O que irá confirmar ou descartar a suspeita de diagnóstico médico”.

Milena Bezerra, médica da UTI, ressalta a importância do treinamento para utilização do novo equipamento, “A maioria dos médicos da UTI sabem fazer o uso do equipamento de ultrassom e quando recebemos um novo equipamento, é sempre importante passar por um treinamento a fim de ter o melhor uso do recurso. É uma ferramenta a mais para nossa equipe, nos auxiliando a uma conduta a ser tomada com o paciente a partir dos exames realizados com o equipamento”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.