Muito se fala sobre resultados positivos durante uma cirurgia ou internação, mas como garantir que o atendimento hospitalar é realmente seguro e qualificado? Você já se perguntou se existe alguma normatização que estabeleça processos bem sucedidos? Desde 2009, o Hospital Unimed Chapecó (SC) adere voluntariamente às diretrizes que orientam as melhores práticas para atendimento dos pacientes. Por isso, iniciou a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, neste ano, foi recertificado com o selo ONA de acreditação.
A acreditação é um conjunto de requisitos que visam estabelecer padrões de atendimento hospitalar que priorizem a qualidade e a segurança dos pacientes. Na metodologia nacional, a ONA é a responsável por estabelecer estas normas, que são divididas em três níveis. O Hospital Unimed Chapecó reconquistou o Nível 3, categoria máxima nesta acreditação.
Os gestores do Núcleo de Qualidade em Saúde explicam que o Nível 1 da ONA está fortemente direcionado à segurança do paciente e às necessidades individuais de cada pessoa. Implantar melhores práticas e estruturar políticas de segurança sólidas são diretrizes fundamentais desta metodologia. No Nível 2, além da segurança, a interação entre processos deve ser alcançada pelo hospital que deseja ser acreditado. Estas interações são acordos entre os processos e definem as entregas das áreas de apoio para as áreas assistenciais do hospital: “Por exemplo, o laboratório precisa entregar exames para o serviço de emergência em um tempo previamente definido e acordado. A emergência precisa tomar uma decisão a respeito do quadro do paciente em até três horas. Se o laboratório demorar mais do que o acordado para entregar o exame, vai impactar na tomada de decisão do serviço de emergência”, pontuam os gestores.
Reconhecimento máximo, o Nível 3 da ONA considera a excelência em gestão quando os resultados assistenciais encontrados refletem a solidez dos dois primeiros níveis. Ou seja, no exemplo da emergência, a excelência em gestão se dá quando o percentual de pacientes com tomada de decisão clínica (internação, procedimento ou alta) ocorre com segurança em até três horas para pelo menos 95% dos pacientes atendidos no serviço.
Ser acreditado no terceiro nível significa que o Hospital Unimed Chapecó cumpre com todos os requisitos exigidos pela ONA. Os gestores do Núcleo contam que, para alcançar este objetivo, foram necessários muitos anos de trabalho e muitos investimentos em capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos. Além disso, fez-se essencial a aquisição de tecnologias e equipamentos que agregam valor à segurança dos pacientes. O apoio total e irrestrito da governança da cooperativa, sempre tratando qualidade e segurança como prioridade estratégica, foi essencial para alcançar estas certificações.
“Existe uma infinidade de temas, itens e requisitos que são discutidos, tratados e trabalhados em todos os níveis hierárquicos do hospital, desde a direção executiva até a operação. Para isso, é necessário tempo. Não é possível transformar, em um ano, um hospital em Nível 3 da ONA. Sempre nos propomos a fazer os processos de acreditação acontecerem com o intuito real de que eles transformassem aquilo que tínhamos como resultado ou como um problema a ser melhorado”, esclarecem.
Com a intenção de complementar o trabalho que já era feito desde o início da implantação da metodologia ONA, a Unimed Chapecó decidiu adotar também uma metodologia de acreditação internacional e, em 2018, iniciou o processo de preparação para esta certificação. O QMentum International é uma certificação canadense que também possui três níveis: Ouro, Platina e Diamante. Porém, no Brasil, a metodologia é certificada apenas no nível máximo, o Diamante. Para isso, é necessário que o hospital esteja dentro dos padrões estabelecidos nas diretrizes da acreditação. Em 2020, o Hospital Unimed Chapecó foi acreditado como ‘QMentum International Diamond’. Isso classifica o atendimento no Hospital como nível máximo em ambas as certificações.
Segundo os gestores do Núcleo de Qualidade em Saúde, os manuais de acreditação surgiram a partir de grandes problemas identificados em instituições hospitalares de todo o mundo. O direcionamento proporcionado por eles com relação às melhores práticas é o que faz a diferença para tornar o Hospital Unimed Chapecó referência em qualidade. “Buscamos nos basear no que há de melhor no mundo hoje em relação a acreditação. Temos um hospital que consegue discutir conceitos de qualidade e segurança assim como qualquer outro hospital do mundo que esteja em uma dessas duas metodologias. Acho que a principal contribuição das acreditações é tornar a Unimed referência em qualidade para os nossos beneficiários. Tudo isso é pensado para garantir a satisfação e a segurança dos nossos pacientes em relação aos nossos atendimentos”, afirmam.