Entender quais são os cuidados essenciais com os idosos será cada vez mais importante, sobretudo com o envelhecimento da população. Contudo, muito mais do que apenas cuidar desse público é necessário que o sistema de saúde esteja preparado para atendê-los. Pensando nisso, a Unimed Chapecó (SC) possui excelência no atendimento da pessoa idosa com procedimentos eficientes que buscam a prevenção, promoção e a reabilitação do paciente, junto com uma equipe médica especializada.
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. No total, são 31,23 milhões de pessoas. Com o avanço da idade, o perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado por mais doenças que podem aparecer com sintomas simples, como cansaço, indisposição, mas que se não investigados imediatamente podem evoluir para algo mais crítico.
Conforme explica o geriatra da Unimed Chapecó e médico cooperado, Dr. Márcio Borges, a cooperativa médica possui uma equipe de geriatras especializada em cuidar da saúde da pessoa idosa. “O olhar do geriatra vai muito além do que só medicar, é um profissional que tem o cuidado com o idoso e entende o que é melhor para ele. Buscamos sempre fazer um atendimento ágil, com cuidado e eficácia para evitar a longa espera pelo diagnóstico”, ressalta o médico.
Ele esclarece também que a área da geriatria, além de auxiliar no tratamento dos pacientes, também contribui no trabalho de outras especialidades médicas como no caso de uma cirurgia, entendendo qual é o momento ideal para o paciente realizar o procedimento, quais medicamentos o paciente pode utilizar e como será a reabilitação do paciente no pós-operatório. “Nosso objetivo é estar ao lado dele em qualquer procedimento realizado dentro do hospital, buscar sempre o melhor tratamento com atenção, excelência e cuidado”, conclui o médico geriatra Dr. Márcio Borges.
De acordo com a médica geriatra da Unimed Chapecó, Dra. Ariele Di Domenico, a busca por atendimento entre idosos tem aumentado nos últimos anos, fazendo com que a procura pela geriatria aumente consideravelmente. “No ano de 2021 a média de internações mensais na Unimed Chapecó, de idosos entre 65 e 80 anos, foi de 79 pacientes. Acima de 81 anos foram 31 pacientes por mês. Em junho de 2022 somaram-se 77 internações entre pacientes de 65 à 80 anos e, 43 internações de pacientes idosos acima de 81 anos. Os dados mostram que as pessoas estão vivendo mais e consequentemente precisam de um atendimento especializado. Então, o profissional geriatra entra nessa missão de auxiliar nas questões de saúde, pois nosso olhar é voltado para a geriatria e agregar no atendimento e nas definições de outras patogenias”, salienta a médica geriatra.
Para o médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, com a crescente busca por atendimento viu-se a necessidade de aumentar a área da geriatria da cooperativa médica para oferecer o cuidado que o beneficiário merece. “É importante envelhecer com saúde e, por isso, a Unimed está preparada para atender essa parte da população que busca segurança e tranquilidade de um diagnóstico preciso em qualquer situação”, finaliza.