Hospital Universitário de Jundiaí conquista certificação ONA nível 2

O Hospital Universitário de Jundiaí (SP) conquistou a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2 por meio do processo de avaliação acreditado pela Fundação Vanzolini. A certificação, que demonstra a excelência do hospital em gestão da qualidade e segurança, foi celebrada na manhã desta terça-feira, dia 20 de julho, em videoconferência com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, diretorias do HU, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fundação Dr Jayme Rodrigues, autoridades e profissionais da instituição. A cerimônia também marcou a inauguração do novo anfiteatro e salas de aula no interior do HU.

O processo de acreditação do qual passou o HU de Jundiaí comprova a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço.

O Nível 2, denominado ‘Acreditado Pleno’, é definido quando cumpre em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além de cumprir em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.

Tendo os serviços de saúde como prioridade das ações de governo, o prefeito Luiz Fernando Machado avalia que a obtenção do Nível 2 mostra o diferencial do HU na prestação de atendimento humanizado. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, todos os investimentos realizados ao longo dos últimos anos no HU, garantiram para a cidade, os menores indicadores em taxa de mortalidade infantil. “O hospital é a referência materno-infantil de Jundiaí. O avanço na acreditação, acontecendo sequencialmente, é resultado da seriedade com que o trabalho é tratado por toda a equipe da instituição”, salienta.

O Hospital Universitário está sempre em busca de melhorias em todas as áreas, garantindo, assim, que os pacientes tenham acesso a uma assistência cada vez mais eficiente e qualificada. “Esta acreditação muito nos honra e atesta a excelência na gestão de qualidade e de segurança do nosso hospital”, comenta Evaldo Marchi, diretor da FMJ.

“O HU conquistou essa acreditação em um ano e meio, porém os hospitais levam em média 5 anos para alcançar essa meta, portanto parabéns para equipe da qualidade e de assistência do hospital”, comenta Fernando Berssaneti, diretor da Fundação Vanzolini.

A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança do paciente, atendimento, estrutura, entre outras exigências. É uma certificação de garantia da qualidade, como as certificações ISO, porém, é exclusivo para instituições de saúde.

Fundação Vanzolini acredita ONA Nível 2 ao HU Jundiaí

O Hospital Universitário de Jundiaí conquistou a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2 por meio do processo de avaliação acreditado pela Fundação Vanzolini. A certificação, que demonstra o nível de excelência do hospital em gestão da qualidade e segurança, foi celebrada em evento virtual nesta terça-feira (20), por videoconferência, onde a instituição inaugurou também um novo anfiteatro e salas de aula. O evento teve a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

O processo de acreditação do qual passou o HU Jundiaí comprovou a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço.

Entre os participantes da cerimônia estiveram: Fernando Berssaneti, diretor da área de certificação da Fundação Vanzolini; Luiz Fernando Machado e Gustavo Martineli, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Jundiaí. Fauoaz Taha, presidente da Câmara de Vereadores, e Tiago Texeira, gestor de saúde do município. Além dos professores Dr. Evaldo Marchi e Dra. Ana Carolina Marquesini de Camargo, respectivamente, diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

A Acreditação ONA é um método de avaliação sistêmica que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no Setor da Saúde. Por meio da certificação as organizações de saúde adquirem reconhecimento público e proporcionam, com base em determinados padrões, a qualidade dos serviços prestados.

Nesse contexto, a Fundação Vanzolini está entre as principais IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) da certificação ONA no Brasil. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.