Outubro é o mês de discussão e estímulo às mulheres para prevenção ao câncer de mama. Seguindo esse contexto, o Hospital Universitário de Jundiaí (SP), unidade voltada para o materno-infantil, realizou o ‘Dia D do Rosa’ como forma de lembrar a importância do autocuidado, bem como o diagnóstico precoce.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama, 11,7% do total de todos os cânceres estimados, sendo o que mais atinge pessoas no mundo. Com o intuito de alertar aos colaboradores da unidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, nesta terça-feira (26) a instituição realizou diversas ações.
A instituição adquiriu itens de equipamentos de proteção individuais (EPIs) na cor rosa, sorteou brindes da Mary Kay da consultora Graziela Michelin, reforçou a campanha com os setores e o SND (setor de nutrição e dietética) distribuiu sobremesas rosa aos pacientes e colaboradores com mensagem, além da entrega dos tradicionais lacinhos rosas.
O Hospital Universitário a cada ano reforça os princípios da prevenção como uma das formas mais eficazes de combate ao câncer de mama. “Apesar de ser um dos mais comuns entre as mulheres, o câncer de mama tem grandes chances de cura quando detectado precocemente. Por isso, a importância de estarmos atentas às medidas de prevenção, como a realização de consulta e mamografia anualmente, a partir dos 40 anos e a observação do seu próprio corpo”, explica a gerente assistencial e qualidade do HU, Renata Gentil.
Segundo a técnica de enfermagem, Vanessa Alves Guimarães, todos os profissionais foram envolvidos nesse processo de conscientização que destaca o cuidado com a saúde da mulher. ”Foi de extrema relevância essa ação de prevenção ao câncer de mama, além disso, adoramos passar o dia de rosa”, afirmou.
Renata ressalta que ações como essas integram a equipe e estimulam as pessoas a refletirem sobre o assunto.