Hospitalar e Enconsad homenageiam enfermeiros do setor de Home Care com prêmio Florence Nightingale

Na noite de quinta-feira (25), durante a 28ª Feira Hospitalar, foram conhecidos os vencedores da primeira edição do prêmio Florence Nightingale, entregue pelo Enconsad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar), em parceria com a Hospitalar, maior evento da América Latina no setor da saúde, e a Associação Brasileira de Empresas de Fisioterapia.

Na categoria Pioneirismo e Empreendedorismo a escolhida foi Sueli Noronha Kaiser, fundadora do Grupo Cene Home Care, fundado em 1986 e com atuação no Brasil inteiro. “Com grande emoção e profunda gratidão estou aqui para receber esse estimado prêmio, que leva o nome de uma mulher cuja dedicação e o trabalho moldaram o trabalho da enfermagem. Florence Nightingale deixou um legado e uma luz que guia cada um de nós na profissão de enfermagem, especialmente nos momentos mais desafiadores, relembrando-nos da vital importância do nosso trabalho. Antes de tudo quero agradecer a Deus que sempre esteve ao meu lado, sem Ele não estaria aqui hoje. Receber este prêmio hoje é um privilégio, é uma honra que guardarei no coração para sempre. Ser enfermeira é uma vocação, um compromisso de cuidar dos outros nos seus momentos de maior vulnerabilidade. Reforço meu compromisso de continuar a fazer o melhor possível no papel de enfermeira. Gostaria de dedicar esse prêmio a todas as enfermeiras e enfermeiros que diariamente trabalham com empatia, coragem e devoção. Florence estaria orgulhosa de todos nós. Muito obrigada”, falou.

“Sueli foi uma das enfermeiras pioneiras dentro da atenção domiciliar. Ela empreendeu e lutou por isso e, hoje, ela tem um grupo imenso, atende o Brasil inteiro. Ela começou lá atrás, numa época muito difícil em que a enfermagem não tinha valor nenhum e conseguiu chegar onde está”, explica Claudia Pedrosa, presidente do Enconsad.

Em Inovação e Empreendedorismo, Patrícia Palomba, diretora da Global Care, foi a premiada. A empresa atua no mercado há mais de duas décadas, com capacidade de cuidados domiciliares de todas as complexidades. “Muito obrigada a todos que estão aqui, com muito amor e empatia. Me sinto honrada de dividir esse espaço com ela [Sueli Kaiser], uma pioneira de fato. Muito obrigada por esse reconhecimento. Não esperava. Me sinto emocionada, motivada e grata a Deus, de quem dependo diariamente, a cada segundo. Sem amor ao próximo e à nossa profissão, não estaríamos aqui. Este lugar está cheio de amor e nos dias de hoje isso nos contagia. Gostaria que vocês aplaudissem enfermeiros, pacientes e médicos, com muito amor”, declarou.

“A Patrícia é uma profissional jovem, com um olhar inovador para a área de recursos humanos. O que possibilita que a empresa consiga atrair e reter profissionais de qualidade”, conta Claudia.

Já na categoria Humanização e Empreendedorismo, Ronaldo Perreira, CEO do Grupo Vidas, foi o homenageado. A empresa tem mais de 15 anos de expertise em atendimento domiciliar e cuidados de transição, com atuação em quatro estados: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. “Estou muito surpreso. Agradeço à Enconsad, à Hospitalar, também agradeço a minha equipe, que ajudou a construir tud isso, e a Deus principalmente. Estou muito emocionado. Tenho muito orgulho da minha profissão, tenho muito orgulho de ser enfermeiro. Obrigado, de coração”, disse.

“Ele é um homem no meio de tantas mulheres, já que a enfermagem é uma profissão formada na maioria por mulheres. Ronaldo é um grande empreendedor e inovador no atendimento domiciliar”, destaca Claudia.

O Enconsad optou por premiar três enfermeiros que estão à frente de empresas de Home Care como forma de reconhecimento aos profissionais de enfermagem, que ganharam notoriedade, principalmente, após a pandemia da Covid-19.

“A base da atenção domiciliar é a enfermagem, que atua tanto dentro das empresas quanto nas casas dos pacientes. Visto que a maioria das empresas do setor são comandadas por médicos ou médicas, é de suma importância que reconheçamos esses profissionais. Não só para aumentar a notoriedade, mas também para estimular que cada vez mais essa profissão seja vista e qualificada”, ressaltou a presidente do Enconsad.

Para Christina Ribeiro, responsável científica pela Enconsad, a iniciativa é muito bem-vinda por reconhecer pessoas que contribuem tanto para a área. “É uma honra estar aqui e homenageando pessoas que admiro muito, que desenvolvem um trabalho fantástico. É por causa dessas e de muitas pessoas que estão aqui que a atenção domiciliar vem crescendo, ganhando espaço e trazendo tantos benefícios para todos que precisam dela. Eu sou só gratidão. Parabéns a todos!”, finalizou.

Florence Nightingale

O nome da premiação foi escolhido em homenagem a britânica Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Ela ganhou notoriedade na Guerra da Criméia (1853 – 1856), quando tratou os feridos dos confrontos com pioneirismo, postura humana, atuação visionária e inspiradora na arte do cuidar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.