Acompanhando as inovações mercadológicas na área da saúde voltadas para a preocupação com a percepção que o mercado tem de sua marca, o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer realizou um estudo de branding, gestão das marcas, que envolveu uma profunda avaliação de seu nome e identidade visual e verbal.
A empresa escolhida para realizar esse estudo no IBCC foi a Interbrand, uma rede de 21 escritórios em 17 países que realiza consultoria de marca global e editora de relatórios altamente influentes da Best Global Brands and Breakthrough Brands. A empresa acredita que o crescimento é alcançado quando uma organização possui uma estratégia clara e oferece experiências excepcionais de clientes com a combinação de estratégia, criatividade e tecnologia que ajudam a impulsionar o crescimento das marcas e negócios dos clientes.
O Branding envolve práticas e técnicas de construção e consolidação da marca no mercado, tendo em vista avaliar sua força e a satisfação com seus públicos. “Marcas se tornam forte o bastante no mercado a ponto de valer mais do que o próprio produto ou serviço oferecido e quando se realiza Branding é importante que a empresa transmita em sua marca essa imagem pretendida”, afirma a coordenadora de comunicação do IBCC, Lilian Cacau.
Uma marca é mais do que um símbolo ou nome, ela tem significados desde a escolha de sua fonte, cor e forma. Ela agrega percepções que podem ser tangíveis ou intangíveis. “O trabalho de branding foi essencial para avaliar que a marca construída foi capaz de comunicar essa essência do negócio e tem total relação com o que o IBCC é, faz e transmite”, afirma a coordenadora de comunicação do IBCC, Lilian Cacau.
IBCC Oncologia
O IBCC passa a ser IBCC Oncologia e suas cores sofrem uma alteração: passam do simples azul para outra tonalidade de azul, roxo, amarelo e laranja. A missão foi reescrita para: Cuidamos de pessoas histórias e vidas. A nova identidade reforça a preocupação do IBCC com uma assistência humanizada e experiência positiva de seus públicos.
Atualmente com a principal unidade na Mooca, o IBCC Oncologia ainda conta com Unidades no Jaçanã, Itu (ambulatório) e Formosa (Hospital Geral). E deve inaugurar uma nova Unidade na Vila Mariana até o final do ano. São 1.300 mil profissionais e 500 médicos. São realizadas por ano mais 120 mil consultas em oncologia, 24 mil sessões de radioterapia, mais de 18 mil aplicações de quimioterapia, 6 mil cirurgias e mais de 800 mil exames. Os atendimentos permanecem normalizados (Entidade Beneficente de Assistência Social) divididos entre SUS e o privado (operadoras de saúde) e particular.
Pesquisa de Share Of Mind
Para se chegar a essa decisão, o IBCC realizou em 2017 uma Pesquisa de Share Of Mind para entender sua lembrança entre a população da saúde suplementar perante hospitais em São Paulo. As conclusões se resumiram na percepção de que somos uma marca pioneira, mas pouco conhecida, apesar de muito recomendada pelos que a utilizam.
“O IBCC pretende evoluir sua marca no mercado, sem perder a essência, reforçando seus pontos fortes. A marca vai além de uma imagem, ela é uma identidade que representa todos aqueles que trabalham no IBCC”, finaliza Joyce Romanelli, diretora executiva do IBCC.