IBCC Oncologia será novamente polo do Curso PPCR Harvard

Entre março e novembro acontecerão as aulas do Principles and Practice of Clinical Research de Harvard. Esse programa de aprendizagem à distância colaborativo e interativo em Pesquisa Clínica aborda ensaios clínicos, a concepção, gestão, análise, comunicação e seus resultados. O Brasil é o principal país participante do curso, que busca aproximar pesquisadores brasileiros dos métodos utilizados em Harvard. São poucas vagas para médicos e profissionais da área da saúde. Os participantes assistem a sessões semanais de videoconferência interativa de três horas, que são transmitidas ao vivo de Boston para centros ao redor do mundo. Programe-se para participar. As inscrições encerram em 31 de dezembro: ibcc.org.br/cursos/ppcr.

Período das aulas: 25 de março a 27 novembro 2021

Aulas: todas as quintas-feiras, das 17h às 20h, por videoconferência

Local: IBCC Oncologia (Av Alcântara Machado, 2576 – Mooca) com combinação de interação ao vivo e online através da web (aulas individuais)

Custo estimado: R$ 3.000,00

Informações: (11) 3474-4249

DATAS DO PROGRAMA

  • PROGRAMA PRINCIPAL DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA DE 8 MESES: 25 DE MARÇO A 27 DE NOVEMBRO DE 2021
  • CURSO DE IMERSÃO DE 5 DIAS: 9 – 13 DE NOVEMBRO DE 2021
  • WORKSHOP DE ESTATÍSTICA AVANÇADA OPCIONAL DE 3 DIAS: 26 – 28 DE JULHO DE 2021
  • WORKSHOP DE ESCRITA DE MANUSCRITO DE PESQUISA OPCIONAL: 29 – 30 DE JULHO DE 2021

MÓDULO 1: Introdução aos Ensaios Clínicos, Seleção das Perguntas, População do Estudo, Desenho Básico do Estudo, Integridade na Pesquisa, O Processo de Randomização, Cegamento do Estudo.

MÓDULO 2: Noções básicas de estatística, testes estatísticos I, II e III, cálculo do tamanho da amostra. Você realizará análises estatísticas no software Stata.

MÓDULO 3: Análise de sobrevivência, dados ausentes e ajuste de covariáveis, meta-análise e análise de subgrupo, introdução à modelagem de regressão.

MÓDULO 4: Resultados de segurança, clínicos e substitutos, recrutamento de participantes do estudo e adesão dos participantes, pesquisa clínica no contexto da medicina individualizada (designs N-de-1), o negócio da pesquisa clínica, comunicação eficaz em pesquisa clínica.

MÓDULO 5: Projetos de não inferioridade, projetos adaptativos, análise provisória, ensaios de fase III e multicêntricos, estudos observacionais, fatores de confusão em estudos observacionais, usando o método de pontuação de propensão, RCT vs. projetos observacionais – como escolher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.