O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) aceitou o convite para integrar o Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde (IES), em Assembleia Geral realizada no Museu da Misericórdia, antiga sede da Santa Casa de Misericórdia de Salvador, no dia 11 de dezembro.
O diretor executivo do IES, Carlos Eduardo Gouvêa, estava presente. “Com esta adesão, o Instituto passa a contar com mais um importante elo da cadeia de Saúde, na luta pelo combate à corrupção e a práticas inadequadas. O IBROSS tem feito um grande esforço em promover a necessária transparência no setor, sugerindo uma série de medidas para a necessária sustentabilidade da Saúde”, enfatiza.
O IBROSS é a primeira entidade representativa das Organizações Sociais de Saúde (OSS) no Brasil. Juntas, as 21 OSS associadas ao instituto – de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Ceará – gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias.
O Instituto – que tem como missão colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira – tem grande interesse na adoção do QualIES, ferramenta de avaliação do grau de maturidade dos sistemas de integridade desenvolvida pelo Instituto Ética Saúde com empresas especializadas do setor de compliance, para os seus associados. “Para tanto, serão destacados alguns de seus membros para compor o Grupo de Trabalho para adequação da certidão QualIES para o atendimento de algumas particularidades do setor. O objetivo é já lançar o projeto no primeiro trimestre de 2019”, finaliza Carlos Eduardo Gouvêa.
Relação de associados ao IBROSS:
- Cruzada Bandeirante São Camilo Assistência Médico-Social (SP)
- Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)
- Hospital Santa Marcelina Entidade Filantrópica (SP)
- Instituto de Responsabilidade Social Sirio-Libanês (SP)
- Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (CE)
- Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – ICIPE (DF)
- Instituto Sócrates Guanaes (RJ)
- Obras Sociais Irmã Dulce (BA)
- Santa Casa de Misericórdia da Bahia (BA)
- Seconci – (SP)
- Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SP)
- Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer – HCP (PE)
- Viva Rio (RJ)
- AEBES – Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (ES)
- AHBB Gestão em Saúde (SP)
- Associação Congregação de Santa Catarina (SP)
- Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR (GO)
- CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (SP)
- HMTJ – Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (MG)
- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP (PE)
- SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (São Paulo)
Ética Saúde
O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.
Este arcabouço é fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.org.br ou o 0800 741 0015.