IFA para tratamento oral contra Covid-19 será produzido por farmoquímica brasileira

A Nortec Química, indústria farmoquímica nacional, líder na fabricação de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, vai produzir no Rio de Janeiro o IFA nirmatrelvir sob uma licença concedida pelo The Medicines Patent Pool (MPP) com autorização da Pfizer. O nirmatrelvir é o IFA indicado para o tratamento via oral contra a Covid-19. O acordo entre a Pfizer e o MPP visa expandir a produção, distribuição e acesso a aproximadamente 53% da população mundial em 95 países.

Marcelo Mansur, presidente da Nortec Química, destaca que a inclusão da Nortec na licença de fabricação do IFA nirmatrelvir demonstra a importância da indústria brasileira na expansão de uma rede fabril global. “A Nortec poderá cumprir o objetivo da parceria de garantir cadeias de suprimentos globais, aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde e salvar vidas. Construímos capacidade de qualidade, tecnologia e fabricação ponta ao longo dos nossos 40 anos de história dedicados exclusivamente à produção de IFAs no Brasil. Participar deste projeto com o MPP é uma oportunidade de contribuir para o acesso a um produto tão essencial. Esperamos dedicar todos os nossos recursos e conhecimentos para garantir o sucesso desta cooperação.”

O tratamento oral Pfizer Covid-19 mostrou ter um risco reduzido de hospitalização ou morte por qualquer causa em 89% dentro de três dias do início dos sintomas em comparação com o placebo. Será administrado na dose de 300 mg de nirmatrelvir com comprimido de 100 mg de ritonavir, administrado duas vezes ao dia durante cinco dias. A autorização de uso emergencial da FDA para o tratamento oral é baseada nos dados clínicos do estudo Fase 2/3 EPIC-HR (Evaluation of Protease Inhibition for COVID-19 in High-Risk Patients) conduzido pela Pfizer Inc.

Para Charles Gore, diretor executivo do The Medicines Patent Pool (MPP), a parceria desempenhará um papel fundamental para salvar vidas. “O MPP tem o prazer de trabalhar com a Nortec Química para levar rapidamente tratamentos seguros e eficazes para Covid-19 aos necessitados em países de baixa e média renda.”

Com este acordo, o insumo farmacêutico ativo nirmatrelvir poderá ser totalmente fabricado no Brasil pela Nortec, garantindo segurança e adesão ao tratamento para países como: África do Sul, Tanzânia, Venezuela, Bolívia, Etiópia, Haiti, Honduras, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.