O compartilhamento de dados na área de Saúde, assim como passou a ocorrer com o sistema financeiro por meio do Open Finance, promoverá mudanças nos serviços, instituições, abordagens e na relação dos pacientes e profissionais de saúde. Para debater o Open Health – antecipando as tendências, oportunidades e desafios – a Axway (Euronext: AXW.PA), empresa especialista soluções de integração, participa na segunda-feira (4) da etapa de Aquecimento da Feira Hospitalar, que será virtual. O painel ocorre às 18h50, e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site.
O especialista em Open Everything da Axway, Cláudio Maia, integrará o debate “Open Health & RNDS: impacto na Saúde Suplementar”. O painel conta ainda com Luis Gustavo Kiatake, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), e Guilherme Hummel, coordenador científico da Digital Journey.
Além de debater o conceito de Open Health, o evento abordará a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A plataforma nacional do Ministério da Saúde foi criada em 2020 para promover a troca de dados no sistema, o que permitiu iniciativas como o Conecte SUS (que armazena os dados de vacinação da população, por exemplo). A expectativa é de que a RNDS esteja estabelecida até 2028.
“Vemos que o compartilhamento de dados na área de Saúde é uma tendência que se consolidará nos próximos meses e anos. Isso trará uma série de oportunidades de negócios e de melhorias ao atendimento da população, mas também representa alguns desafios. A estrutura tecnológica, as relações entre profissionais de saúde, instituições e população, entre outros. Os players do mercado que desejam estar preparados devem hoje participar dessas discussões e compreender essa nova realidade”, afirma Claudio Maia.