Importante aliada pós-bariátrica para melhora da qualidade de vida: cirurgia plástica

A cirurgia bariátrica é um dos métodos mais eficazes para o tratamento de obesidade mórbida. Contudo, como o objetivo é a perda de cerca de 40% do peso inicial, o procedimento acarreta flacidez de pele e alguns pacientes optam pela cirurgia plástica.

Além desse desconforto, muitas vezes a cirurgia plástica é uma indicação clínica e, obviamente, o paciente deve estar com as condições de saúde necessárias para a realização do procedimento.

“Geralmente, esses pacientes, tanto homens quanto mulheres, procuram a reparação da flacidez abdominal, da flacidez mamária e da flacidez dos braços e coxas”, explica a Dra. Tatiana Moura, Cirurgiã Plástica do Hospital Albert Sabin (HAS), de São Paulo (SP).

A cirurgia plástica pós-bariátrica deve ser realizada somente após o paciente atingir a meta de emagrecimento e com a liberação do cirurgião bariátrico, além da constatação da normalidade nos exames clínicos que antecedem toda cirurgia.

Normalmente, a indicação para o procedimento é em torno dos seis meses a um ano após a cirurgia bariátrica, tempo esse em que a pessoa já está com o peso estável e os vasos sanguíneos diminuem o calibre, colaborando com menor sangramento durante a cirurgia e, consequentemente, a recuperação será mais célere. “O procedimento, como todos os outros invasivos, deixa cicatrizes, porém, o cirurgião ‘esconde’ ao máximo esses sinais, deixando-os em locais menos visíveis no corpo e utilizando suturas que objetivam deixar as marcas mais finas”, diz a Dra. Tatiana.

Quanto à qualidade das cicatrizes, depende de três fatores preponderantes:

  • Genética do paciente;
  • Técnica cirúrgica;
  • Cuidados pós-operatórios.

Esse último ponto é de extrema importância, onde o paciente deverá adotar uma série de cuidados como repouso, utilização das pomadas medicamentosas indicadas pelo cirurgião, uso da cinta cirúrgica, não tomar sol, entre outros.

“O paciente interessado em realizar a cirurgia plástica pós-bariátrica deve conversar com o médico que realizou o procedimento emagrecedor e, estando apto, agendar uma consulta com um cirurgião plástico para dirimir suas dúvidas e se inteirar com o procedimento”, finaliza a médica do HAS.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.