Indra desenvolve ferramenta para detectar câncer de pele em farmácias

A Minsait, empresa global de tecnologia do grupo Indra, é a responsável por uma solução que facilita a detecção de câncer de pele em 130 farmácias na Espanha. O projeto conta com a parceria da Bidafarma e do Hospital Viamed Santa Ángela de la Cruz e é a primeira iniciativa de dermatologia que envolve também as farmácias, proporcionando a todos os estabelecimentos associados à Bidafarma a possibilidade de realizar a consulta dermatológica por meio de uma plataforma digital, para um diagnóstico mais rápido e eficaz de câncer na pele.

A ferramenta funciona da seguinte forma: o paciente responde a um questionário médico no local e o farmacêutico une esse conteúdo a uma série de fotografias tiradas por um dermatoscópio, acoplado a uma plataforma digital. Em seguida, os especialistas de dermatologia recebem o alerta da consulta por meio da plataforma e emitem, também de forma digital, uma avaliação que a farmácia imprime e entrega ao paciente. Com essa metodologia, foi possível ter um diagnóstico preciso em 80% dos casos apresentados, reduzindo consideravelmente a quantidade de consultas presenciais e agilizando o diagnóstico.

A solução é baseada na Onesait Healthcare, plataforma desenvolvida pela Minsait para atender todas as áreas do sistema de saúde e, além dos benefícios para o paciente, também traz vantagens do ponto de vista organizacional. “A criação de um sistema ágil de consultas permite aos especialistas a melhor gestão de demandas e priorização a casos urgentes de lesão, além de diminuir o tempo das filas de espera”, afirma a companhia.

A iniciativa foi adotada após a obtenção de bons resultados do teste do projeto-piloto lançado em setembro de 2017, que incluiu mais de 200 consultas e permitiu aos pacientes receber um relatório médico de acordo com pelo menos dois  especialistas do serviço de dermatologia do Hospital Viamed Santa Ángela de La Cruz.

Redação

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