Einstein conquista reconhecimento internacional em premiação de cuidado centrado na pessoa

304

No final de outubro, quatro iniciativas da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein receberam importante reconhecimento durante a conferência internacional do Planetree International, entidade referência mundial em práticas de cuidado centrado na pessoa.

O Programa de Gerenciamento de Estresse, Bem-estar e Autocuidado promovido pela medicina integrativa aos colaboradores do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) foi o grande vencedor, premiado em 1º lugar na exposição de pôsteres do evento. As intervenções baseadas em ioga, alongamento, respiração e meditação foram aplicadas às equipes que estão na linha de frente do contato com os pacientes e, depois de quatro semanas, foi possível registrar uma considerável melhora em escalas de ansiedade, termômetro de distress e atitude espiritual dos colaboradores.  “Cuidar dos nossos colaboradores é essencial para assistirmos os nossos pacientes com qualidade. Uma equipe engajada, confortável com seu dia a dia e preparada para atuar com seriedade e tranquilidade em situações deliciadas e sensíveis proporcionam uma experiência muito mais completa e personalizada ao paciente”, afirma Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Outras iniciativas, que também foram convidadas a serem apresentadas durante o evento como exemplos de boas práticas, são o Código Help, criado para proporcionar maior segurança e autonomia ao paciente e família, pois permite que em situações onde exista a percepção de risco ou alguma preocupação em relação a  condição clínica, um médico do hospital que não está envolvido na assistência realizará a avaliação do paciente, o Quem Indica Amigo é, programa interno de indicação de profissionais e o SPA (Segurança, Paixão em Servir e Atenção aos Detalhes), modelo de cuidado centrado na pessoa que permeia toda a organização. “O cuidado centrado na pessoa está em nosso DNA. Temos diversas iniciativas voltadas para este fim e equipes multidisciplinares dedicadas a garantir sempre a qualidade e segurança da assistência”, afirma Ana Merzel Kernkraut, coordenadora do programa de experiência do paciente do Einstein.

Realizada em Orlando, nos Estados Unidos, a Conferência Internacional do Planetree é um evento anual que reúne organizações de saúde de mais de 20 países e tem como objetivo discutir as melhores práticas no cuidado centrado na pessoa para desenhar um futuro que se enquadre cada vez mais nos pilares do Planetree: qualidade, compaixão e parceria no cuidado.

Desde 2011, o Einstein tem a designação Planetree e em 2018, recebeu a Certificação Ouro em Cuidado Centrado na Pessoa do Planetree. Além disso, desde 2012, sedia o Escritório Planetree Brasil, representando a organização com a responsabilidade de preparar e auditar instituições de saúde que desejam ser certificadas no cuidado centrado na pessoa pelo Planetree. A organização está presente em 23 países e conta com mais de 700 instituições parceiras.

Deixe seu comentário