Inscrições abertas para curso ‘Compaixão Resiliência e Inteligência Emocional (C.R.I.E.)’

O tema é urgente e de utilidade pública: diversas pesquisas, desde o início da pandemia, já mostram um aumento significativo dos casos de depressão e outras doenças mentais entre os brasileiros. Estudo do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), publicado ano passado, já destacava um perfil alto de Burnout, ansiedade e depressão, em período anterior à crise sanitária, associado aos profissionais de saúde. Na mesma proporção, palavras como resiliência, empatia e inteligência emocional invadiram noticiários e o cotidiano e, em prol de uma sociedade mais empática, compassiva e com a saúde mental em dia, são importantes as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dessas aptidões. De olho neste cenário, o IDOR está com inscrições abertas para o curso de extensão “Compaixão Resiliência e Inteligência Emocional (C.R.I.E.)” até o dia 28 de fevereiro pelo site do IDOR. As aulas, online ao vivo, começam no dia 5 de março por um período de 8 semanas e tem como público-alvo, não só os profissionais de saúde, como também executivos e lideranças em geral. Para mais informações acesse o link.

Programa inclui conceitos da ciência contemplativa e da neurociência da empatia e da compaixão

Liderado por M. Bento Soares, Ph.D. Professor Titular, Chefe do Departamento de Biologia do Câncer e Farmacologia, e Diretor de Pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Illinois, campus de Peoria; o curso visa proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o bem estar, a resiliência, e o equilíbrio emocional, por meio do cultivo da auto-compaixão e da aspiração para aliviar o sofrimento das pessoas.

Instrutor Senior de CBCT® (Cognitively-Based Compassion Training) pela Universidade de Emory, e também licenciado para ensinar CEB (Cultivating Emotional Balance) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, Bento Soares desenvolveu o currículo do curso no IDOR com base em três programas cientificamente comprovados: “Cultivating Emotional Balance”, desenvolvido por Alan Wallace, Ph.D. and Paul Ekman, Ph.D.; “Mindful Self-Compassion”, e sua adaptação para profissionais da saúde “Self-Compassion for Healthcare Communities”, desenvolvidos por Kristin Neff, Ph.D. e Christopher Germer, Ph.D.; e “Cognitively-Based Compassion Training”, desenvolvido por Lobsang Tenzin Negi, Ph.D. Além disso, o currículo também inclui conceitos contemporâneos da ciência contemplativa, e em particular da neurociência da empatia e da compaixão.

Serão ao todo 8 sessões/módulos que vão se debruçar de forma teórica e prática em temas como 1) bem-estar e resiliência, 2) cultivo do equilíbrio emocional, 3) sistemas de regulação emocional através da auto-compaixão, auto-estima e da autocrítica, 4) cultivo da auto-compaixão, 5) práticas para escutar nossos corações, 6) práticas para a comunicação compassiva e para dar e receber compaixão, 7) aprender a lidar com emoções e relacionamentos desafiadores, e 8) conceitos e práticas para substituição da empatia afetiva pela compaixão engajada e seu impacto na prevenção do Burnout. 

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.