Instituto Avon lança guia sobre saúde mental de profissionais do cuidado que estão na linha de frente do combate ao Covid-19

O Instituto Avon, que atua há 17 anos no combate ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, tem olhado com muito cuidado para o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental das equipes que estão na linha de frente do combate ao vírus.

As batalhas diárias com jornadas extensas de trabalho, exposição aos riscos de infecção, estresse e até, em alguns casos, o distanciamento da família, podem afetar o bem-estar físico e mental das equipes na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Por isso, mais do que nunca, é preciso oferecer suporte e fortalecer a saúde mental dessas equipes, compostas em sua maioria por mulheres, as mais afetadas neste contexto. Por exemplo, de acordo com um estudo do Conselho Federal de Enfermagem, as mulheres são 85% dos profissionais na área, 83% dos afastamentos e 62% das mortes.

Com base nesse cenário e na trajetória de apoio à segurança e ao bem-estar da população, em especial das mulheres, o Instituto Avon, em parceria com Arielle Scarpati, psicóloga, mestre em Psicologia Social (UFES) e doutora em Psicologia Forense (University of Kent), desenvolveu o guia “Cuidar de Quem Cuida”, uma resposta ao estresse e ao trauma que tem acometido os profissionais do cuidado na linha de frente da luta contra o vírus.

“Desenvolvemos um guia para orientar líderes e gestores responsáveis pelos profissionais de atendimento, cuidado e proteção – admiráveis heróis e heroínas – neste contexto da pandemia. Ele é nossa contribuição para apoiar as pessoas que fazem do exercício de sua vocação, o trabalho mais importante do mundo neste momento”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon. “Assegurar o apoio psicológico para os profissionais que atuam na linha de frente do cuidado durante a pandemia é uma forma urgente e necessária de cuidar das mulheres neste momento crítico. Assim, o Guia vem como uma ferramenta de apoio para gestores de pessoas, visando o cuidado emocional e o bem-estar das equipes afetadas”, complementa Daniela Grelin.

Destinado principalmente aos gestores, o material ajuda a identificar os sinais de alerta e os cuidados que precisam ser tomados com urgência para preservar a saúde mental das equipes. O guia digital fornece aos líderes dicas e orientações valiosas para apoiar esses profissionais em situações de medo, angústia e estresse, como incentivo à expressão de preocupações, a criação de um ambiente protetor e a adoção de atitudes compassivas.

“A proposta do guia é ser um recurso que deve estar sempre à mão para orientar líderes e gerentes de serviços sobre as reais demandas de toda a sua equipe”, explica a psicóloga Arielle Sagrillo Scarpati. “Como ferramenta, ele oferece um compilado de informações práticas sobre como responder, em níveis individuais, gerenciais e organizacionais, às necessidades de cuidado daqueles que cuidam. Além disso, apresenta os benefícios de uma gestão que contemple desde os aspectos físicos mais básicos até a construção de um local de trabalho psicologicamente seguro”, conclui.

O Guia digital pode ser acessado em: bit.ly/CUIDARDEQUEMCUIDA.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.