Instituto Butantan e GSK debatem a vacinação contra coqueluche no Brasil em webinar gratuito

Em tempos em que tanto se discute sobre imunização, a Escola Superior do Instituto Butantan e a farmacêutica GSK promovem, na quinta-feira (15), o webinar “Impacto das estratégias de vacinação contra coqueluche: perspectivas globais, regionais e do Brasil”. Em debate, o cenário epidemiológico da coqueluche e o que mudou após a introdução da vacina. As inscrições estão abertas no link conectadosgsk.com.br/conectados/impacto-das-estrategias-de-vacinacao-contra-coqueluche. O evento online será das 10h às 11h30.

O Brasil tem registrado baixa cobertura vacinal de gestantes com a vacina dTpa, vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche.1 A vacinação com dTpa durante a gestação ajuda a proteger o recém-nascido nos primeiros meses de vida contra a coqueluche, uma infecção respiratória que pode ser grave nesta idade4. Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) revelam que, em 2019, quando foram confirmados 1.517 casos de coqueluche no Brasil2, 63% das grávidas se vacinaram1 – abaixo da meta do Ministério da Saúde1. Em 2020, essa taxa caiu para 45%1.

O webinar, que tem como público-alvo profissionais de saúde, será mediado pelo infectologista da GSK, Emersom Mesquita, e contará com a participação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas; o diretor do Centro De Segurança Clínica e Gestão de Risco do Butantan, Alexander Precioso; o gerente de Parcerias e Novos Negócios do Butantan, Tiago Rocca; o diretor médico de Vacinas da GSK Brasil, Alejandro Lepetic; o técnico de referência para ações de imunização contra coqueluche do PNI, Ernesto Isaac Montenegro Renoiner; a geriatra Maisa Kairalla; o infectologista do Instituto Emílio Ribas, Eder Gatti; e a pesquisadora do Instituto Adolfo Lutz, Daniela Leite.

Referências:

  1. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites “IMUNO” para linha, “ANO” para coluna, “2018”, “2019” e “2020” para ano, “dTpa gestante” e “Dupla adulto e tríplice acelular gestante” para imuno e “TODAS AS CATEGORIAS” para os demais itens. Base de dados disponível em: <tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Coqueluche: Tabela de casos de Coqueluche. Brasil, Grandes Regiões e Unidades Federadas. 1998 a 2019*. Disponível em: <www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/c/coqueluche>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
  3. SECRETARIA DE SAÚDE DA BAHIA. Boletim de imunização – Resultado das Coberturas das vacinas do Calendário Básico da Criança. 2019. Disponível em: <www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/2019-Boletim-calend%C3%A1rio-vacinal-da-crian%C3%A7a-1%C2%BA-Semestre-1.pdf>. Acesso em: 07 de abril de 2021.
  4. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines & Pregnancy: Top 7 Things You Need to Know. Disponível em: <www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/pregnant-women/need-to-know.html >. Acesso em: 07 de abril de 2021.
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.