O Laboratório de Performance Humana, unidade de Medicina Esportiva e Reabilitação da Casa de Saúde São José (RJ) e da Rede Santa Catarina, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Melhor Trabalho Científico Geral do 39° Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).
Com o tema “Efeito da Covid-19 na fisiologia cardiopulmonar em indivíduos altamente ativos”, o trabalho vencedor realizou testes cardiopulmonares em 26 atletas antes e depois de contrair a doença, com o objetivo de comparar o desempenho físico dos esportistas. Assinam o estudo especialistas como Fabrício Braga, Juliana Paiva, Gabriel Moraes, Marcelo Riccio, Christiane Prado, Fernanda Domecg, Amanda Monteiro, Beatriz Fonseca e Caroline Cavalcante.
O estudo “Caracterização e identificação de preditores de risco em pacientes com câncer de pulmão submetidos a avaliação pré-operatória com teste cardiopulmonar do exercício” também foi premiado como Melhor Trabalho de Temas Livres Categoria Residentes. Participaram os médicos Bianca Feldman, Rodrigo Mazza, Bruno Dias, João Magalhães, Gustavo Nobre, Marcelo Kalichsztein, Gabriel Moraes, Christiane Prado, Fernanda Domecg e Fabricio Braga. Este é o primeiro estudo científico da parceria CSSJ e Oncoclínicas.
Quem também fez bonito na SOCERJ foram os estagiários da Cardiologia da CSSJ. Os pupilos da Unidade Coronariana foram campeões da Batalha das Ligas e, ajudaram a colocar a Cardiologia da São José, mais uma vez, no topo de congressos de grande visibilidade.