Livro aborda o trabalho da doula e a poesia do parto humanizado

O parto é um dos momentos mais importantes e esperados de uma gestação, mas, junto com ele, chega também um turbilhão de sensações e sentimentos e o medo pode vir à tona. Nesse instante, é quando uma mãe mais necessita de força e acolhimento, e a gestante pode encontrar isso com o apoio de uma doula. Essa profissional é responsável por dar todo o suporte que a gestante precisa antes, durante e após o parto. Com o mais novo lançamento da Buzz Editora, Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação, os leitores poderão explorar o universo do parto humanizado e o importante trabalho das doulas.

Estar grávida e buscar por um parto humanizado no Brasil pode despertar um sentimento de solidão, pois, durante o caminho, as mulheres são, constantemente, desencorajadas, amedrontadas e desestimuladas — não é à toa que nosso país é um dos que mais tem cesarianas. Em contraponto à violência obstétrica, Susana Moscardini relata em seu livro casos emocionantes de mulheres que reencontraram sua força durante a gestação e descreve seu próprio parto e os de suas doulandas, de forma poética e cativante. “O parto é o grande milagre do corpo feminino em sua trajetória de trazer um ser humano ao mundo e resgatar esse olhar é se reconectar com a naturalidade e a coragem que toda mulher tem dentro de si”, comenta Susana.

Susana se apaixonou pelo universo do parto humanizado depois do nascimento de seu primeiro filho e, a partir do do segundo, decidiu alterar todo o curso de sua vida. “Era necessário e urgente compartilhar com outras pessoas todos os detalhes dessa busca pelo parto humanizado. Tornei-me educadora perinatal, ofereci minha casa como sala de aula e iniciei um grupo de apoio ao parto, pelo qual já passaram mais de 200 grávidas. Segui nesse caminho ao me tornar doula, para ser suporte contínuo e fonte de informação a quem deseja enfrentar essa jornada”, explica.

Segundo Moscardini, a vontade de escrever o livro surgiu de sua insatisfação com uma realidade na qual acredita que todas as mulheres estão inseridas, afinal, a rejeição de médicos e familiares ao parto orgânico é imediata. “Depois do nascimento de meus filhos, Rafael e Lucas, abracei como missão de vida o desejo de fortalecer gestantes. Por isso, quero dividir para somar com o leitor, partilhando minha experiência como gestante, educadora perinatal e doula. E, assim, espero que você sinta, ao longo destas páginas, meu abraço”, ressalta a autora.

“Em Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação, Susana mostra que as gestantes não precisam passar pelo parto sozinhas e acolhe as mulheres com afeto e informação. Queremos, com esse livro, impactar a vida de muitas mulheres e guiá-las para esse processo mais humanizado da gestação, desde o início até a etapa final, com o nascimento”, explica Anderson Cavalcante, fundador e presidente da Buzz Editora. “O parto é uma poesia do corpo feminino em sua trajetória de trazer novos seres humanos à vida; resgatar esse olhar é se reconectar com a naturalidade do processo”, finaliza Moscardini. O lançamento da obra será no dia 10 de outubro, mas o livro já está em pré-venda na Amazon e no site de diversas livrarias.

Autora

Susana Moscardini é formada em Biologia e atuou como professora universitária durante anos. Depois do nascimento de seu primeiro filho, Rafael, Susana se apaixonou pelo universo do parto humanizado. Desde então, trabalha como educadora perinatal, instrutora de ioga de gestantes e doula. Susana acredita no parto orgânico e na força da informação para lutar por um parir mais respeitoso e humanizado.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.