Livro apresenta a conexão entre ciência e fé com foco na saúde integral

O que é saúde? A psicóloga clínica e mestre em Teologia Karen Bomilcar expande este conceito para além do bem-estar corporal no livro ‘Corpo como Palavra: Uma visão bíblica sobre saúde integral‘. A obra, lançada pela editora Mundo Cristão, destaca a busca pela saúde integral como pauta e prática da vida cristã.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Com esse pano de fundo, Bomilcar complementa que, do ponto de vista bíblico, o conceito de saúde pode ser ampliado e implicar uma relação mais harmônica entre os indivíduos, a natureza e Deus.

“Do ponto de vista bíblico, o conceito de saúde pode ser expandido e implicar integridade e integração; harmonia entre corpo, mente e espírito; entre o indivíduo e os outros; e entre o indivíduo, a natureza e Deus.” (Corpo como Palavra, p. 34)

‘Corpo como Palavra’ apresenta estratégias de autocuidado e acolhimento a partir de uma perspectiva multifacetada. A obra promove o diálogo entre a teologia, a psicologia e a medicina e propõe práticas que visam à qualidade de vida e ao suporte oportuno em contextos de sofrimento físico e psicológico.

A partir de uma instigante reflexão sobre a interface entre fé, saúde e comunidade, Karen convida o leitor a acolher a fragilidade e o sofrimento. Sob a ótica da ressurreição, ela também incentiva a promoção da restauração individual e comunitária, sempre com atenção para as carências e aos questionamentos da sociedade.

As páginas de ‘Corpo como Palavra’ reservam reflexões importantes sobre o choque causado pela pandemia da Covid-19. A autora ainda destaca o despreparo de muitas comunidades cristãs ao lidarem com a saúde mental. Para ela, deve-se dar um fim na estigmatização de quem luta contra desequilíbrios emocionais.

A atenção com a saúde física, mental, relacional e espiritual deve ser pauta recorrente na igreja. Em ‘Corpo como Palavra’, Karen Bomilcar mostra que é possível integrar, à luz do evangelho, o exercício da fé cristã em todas as áreas da vida. A novidade já está à venda nas livrarias físicas e em plataformas virtuais.

Compre em www.mundocristao.com.br/corpo-como-palavra/p.

Sinopse

Karen Bomilcar apresenta, sob a perspectiva da saúde pública e da teologia, a conexão entre ciência e fé para compreender a criação divina como um todo inseparável: mental, espiritual e físico. Sua abordagem integra os fatores biológicos, psicológicos, espirituais e culturais que condicionam o ser humano, revelando um cuidado especial no tratamento adequado de pessoas em situações de adoecimento.

Autora

Karen Bomilcar é graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, com especialização em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). É mestre em Teologia e Estudos Interdisciplinares pelo Regent College, no Canadá. Integra o Young Leaders Generation (YLGen) e é mobilizadora da rede ‘Saúde para todas as nações’, do Movimento Lausanne. Atualmente, reside em São Paulo, onde trabalha como psicóloga hospitalar na área de saúde pública e como psicóloga clínica, e leciona nas áreas de Aconselhamento, Espiritualidade Cristã e Saúde no Seminário Teológico Servo de Cristo e no Centro Cristão de Estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.