Livro mostra importância da medicina laboratorial para diagnósticos em pediatria

O objetivo do ‘Medicina Laboratorial em Pediatra’, novo livro da coleção Pediatria, do Instituto da Criança (Icr) e do Adolescente HC-FMUSP – o 26º título da série –, é apoiar o pediatra e demais especialistas na busca por um diagnóstico preciso para o tratamento eficaz de enfermidades em crianças e adolescentes. A obra destaca as fases pré e pós-analítica do exame laboratorial, concentrando a atenção na interpretação dos resultados, apresentando lista das análises mais frequentes na prática pediátrica, com valores de normalidade próprios à cada faixa etária.

Há também uma seleção atualizada de análises informativas para contribuir com a identificação de cada doença ou grupo de doenças levantadas como hipóteses diagnósticas pela anamnese e pelo exame físico.

Cada capítulo foi escrito por um pediatra e um patologista clínico. Essa concepção multiprofissional contribui para a investigação, diagnóstico e tratamento dos principais problemas que acometem de recém-nascidos aos jovens, incluindo Covid-19 e Monkeypox. Interativo, o livro traz ao final de cada capítulo questões para serem acessadas via QR Code.

A coleção Pediatria apresenta a experiência acumulada durante mais de 45 anos nas especialidades pediátricas exercidas no Icr, bem como os resultados de sua produção científica. Conta também com a contribuição de especialistas de todo o Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP e de outras reconhecidas instituições do país.

Coordenadores e editores

Magda Carneiro-Sampaio é professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro titular da Academia Brasileira de Pediatria.

Nairo Massakazu Sumita é médico patologista clínico, professor colaborador da disciplina de Patologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor do Serviço de Bioquímica Clínica da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DLCHC FMUSP) – LIM 03 da Patologia Clínica. Também é consultor médico em Bioquímica Clínica do Fleury Medicina e Saúde, diretor para América Latina da World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (WASPALM) e presidente regional (São Paulo) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Natasha Slhessarenko é pediatra e patologista clínica, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Também é professora assistente III da Universidade Federal de Mato Grosso e Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (2022-2023), diretora técnica da Vida Diagnóstico e Saúde, diretora médica do Alta Excelência Diagnóstica e conselheira federal do Conselho Federal de Medicina (2019-2024).

Filumena Maria da Silva Gomes é doutora em Ciências pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), médica assistente do Departamento de Pediatria da FMUSP, médica assistente em ensino de pediatria junto aos Cursos de Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia da FMUSP.

Clovis Artur Almeida da Silva é professor titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Alberto José da Silva Duarte é graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco, com doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e livre docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é professor titular da disciplina de Patologia Clínica do Departamento de Patologia da FMUSP e diretor da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.