O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), lançou o “Manual de Gastronomia Hospitalar no Câncer e TMO – Protocolos Interdisciplinares”, uma parceria do Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador da Unidade de Transplantes de Medula Óssea do H9J e a equipe de saúde multidisciplinar formada por fisioterapeutas, nutricionistas e médicos do esporte da instituição. O material conta ainda com a participação especial da chef Bel Coelho, com receitas personalizadas.
A relação entre câncer e alimentação já está comprovada: a obesidade está presente em 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% das mulheres. Além disso, o Dr. Massumoto explica que pacientes oncológicos costumam ter alterações nutricionais importantes, devido à falta de apetite pelo tratamento (quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia).
Há ainda um terceiro fator que liga o câncer à alimentação: muitas vezes o paciente reclama da “comida de hospital” quando fica longos períodos internado. “Nossa ideia é mostrar como fazer um cardápio balanceado, que também seja atraente e saboroso” explica o médico.
Para as receitas, foram convidados o chef de cozinha do hospital, Fabrício Campos e um dos principais nomes da gastronomia contemporânea brasileira, a chef Bel Coelho, que elaborou seis receitas para o cardápio, incluindo entradas frescas e saborosas.