Mater Dei participa de Exercício Simulado de Emergência

156

A Rede Mater Dei de Saúde, de Belo Horizonte (MG), participou, como único Hospital privado do Estado, do Exercício Simulado de Emergência Sistêmica, promovido pela BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O objetivo foi capacitar a Rede e os profissionais, para atuar com excelência em situações de emergência com múltiplas vítimas.

O simulado contou com a participação dos órgãos de segurança pública de Minas Gerais, do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) de Belo Horizonte, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), além dos hospitais responsáveis pelo atendimento às vítimas, entre eles duas unidades da Rede Mater Dei, o Hospital Mater Dei Santo Agostinho e o Hospital Mater Dei Contorno, que receberam vítimas do acidente simulado, por via terrestre e aérea.

Para o atendimento, foram mobilizados médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, equipe de portaria/segurança e outros profissionais. O exercício simulou um acidente na rodovia LMG 800, em frente ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, envolvendo um atropelamento de pedestres por um caminhão transportando combustível, e uma colisão entre o caminhão e um ônibus com passageiros.

A Vice-presidente Assistencial e Operacional da Rede, Márcia Salvador Géo, falou sobre a importância do exercício. “Entendo que essa é uma oportunidade importante e essa parceria vem contribuir com os nossos exercícios anuais de simulação de catástrofes, que já é prática na Rede há muitos anos. Inclusive com a BH Airport. É quando testamos nossos processos para lidarmos com situações reais de emergências mantendo o nosso compromisso com os nossos clientes”, explica.

As atividades foram acompanhadas e avaliadas pelo setor da Qualidade, responsável pela coordenação do simulado, juntamente com as gestão dos Prontos-socorros. Ao final da atividade, todos os processos foram avaliados dentro do Plano de Emergências Sistêmicas da Rede Mater Dei de Saúde.

Deixe seu comentário