Médicos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp finalizam etapa de capacitação profissional

Foto: Silvio Geraldo dos Santos Jr/ Seção de Fotografias da Administração Geral (AG) do Câmpus

O buffet Luz Tropical foi o palco escolhido para sediar, no dia 2 de fevereiro, a cerimônia de conclusão das atividades dos médicos residentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). No estacionamento que dava acesso ao espaço onde foi realizada a solenidade era possível perceber o entusiasmo, euforia e alegria daqueles que cumpriam mais uma etapa da trajetória profissional: a residência médica.

Representantes da FMB, Famesp e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), bem como professores, médicos, funcionários, alunos, residentes e familiares dos formandos estiveram presentes. Ao todo, 196 médicos encerraram a fase de residência médica e receberam os certificados de conclusão.

Pronunciamentos

Com um discurso em homenagem aos pacientes, o residente Elvis Aaron Porto ressaltou a importância da relação médico-paciente e o quão significante a figura do paciente é para o aprendizado dos especialistas. “Estimulam o raciocínio clínico, o que, repleto de emoções, torna o trabalho médico obrigatoriamente humano, pois só uma alma humana seria capaz de entender e solucionar outra alma humana, ainda mais quando esta se encontra numa situação de fragilidade”, ponderou.

A médica Karina Zanchetta Cardoso Eid, foi escolhida como oradora dos residentes e fez um discurso relembrando de momentos vivenciados durante o período de especialização. “Sabíamos, desde aquele momento (início do curso de medicina), que a trajetória não seria fácil, que por muitas vezes teríamos de abdicar de prazeres e ocasiões que jamais voltariam, porém tudo em busca de um objetivo maior”. Ela destacou que, ao tornarem-se residentes, os médicos acumulariam responsabilidades ainda maiores em virtude da essência da atividade que executam. “É o dia em que nos tornamos responsáveis não só por nós mesmos, mas também pelos outros. Das nossas bocas saíam as melhores e as piores notícias para muitos de nossos pacientes”, frisou.

O coordenador do conselho de residência médica da FMB, professor Pedro Luiz T. A. Lourenção, agradeceu a diretoria da Faculdade e a superintendência do HCFMB pelo apoio concedido as ações que visam oferecer uma melhor formação aos residentes. “Hoje temos a honra de entregar para sociedade 196 médicos especialistas altamente qualificados, capacitados para melhorar a qualidade do atendimento a população de nosso País”, disse.

Durante os discursos, um espaço foi concedido para uma homenagem ao médico residente Jader Labegalini Cabral (in memoriam). O professor Paulo José Fortes Villas Boas, do Departamento de Clínica Médica, realizou um pronunciamento e entregou uma lembrança a mãe do jovem.

Para o superintendente do HCFMB, professor André L. Balbi, os especialistas concluíram a residência em um “hospital acolhedor”, com quase 500 leitos. De acordo com ele, o complexo hospitalar em que os médicos realizaram o período de aprimoramento profissional permitiu um contato com pessoas das mais diferentes classes. “Aqui (HCFMB) vocês aprenderam a ter um relacionamento bom e honesto com seus pacientes”, afirmou.

A médica e coordenadora dos programas de residência médica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Irene Abramovich, participou da solenidade e parabenizou a Unesp “por ter formado quase 200 médicos, sabidamente bem formados e não só na técnica, mas na ética”, disse. “Tenho certeza que estão saindo daqui 200 especialistas bons”, complementou.

A vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), encerrou os pronunciamentos agradecendo o HCFMB, a Famesp e todos os envolvidos nas ações da residência médica da Faculdade. E complementou deixando uma mensagem aos novos especialistas. “Desejo que vocês sejam livres nos lugares onde estiverem… que amem seus pacientes, que defendam o SUS, que vocês continuem com uma postura ética, que vocês sejam melhores do que nós, que tenham sorte”, finalizou.

Residência Médica

A Residência Médica é, no Brasil, o programa mais bem-sucedido quanto ao aperfeiçoamento dos médicos recém-formados e a sua especialização. Entendida como pós-graduação latu sensu pelo Conselho Federal de Educação, é reconhecida como tal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e encarada pela FMB como uma base de suas principais responsabilidades.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.