Medidas da cintura e do quadril devem fazer parte do check-up

Segundo as novas recomendações propostas pela American Heart Association, está a de medir a circunferência abdominal como parte da avaliação de saúde e faz todo o sentido já que esse número vai revelar se há presença de gordura visceral (aquela que envolve os órgãos), e é ela que favorece o surgimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, AVC e aumento do colesterol. “É essa gordura que aumenta a produção de proteínas inflamatórias, capazes de estreitar os vasos sanguíneos e causar distúrbios nos mais diversos tecidos do corpo”, alerta o especialista.

Para o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, especialista em obesidade e cirurgia bariátrica, esse é um grande marcador de saúde. Ele explica que as medidas são diminuídas com bons e novos hábitos, por isso devem sim ser levadas em consideração, principalmente quando se perde peso com a ajuda de alguma intervenção cirúrgica, como, por exemplo, a bariátrica.

“Quando falamos em perder peso e ganhar saúde estamos nos referindo a eliminar gordura e adquirir músculos, e isso só é possível adquirindo bons hábitos de atividade física e de alimentação adequada. É matemática, não tem segredo: comer menos e gastar mais”, finaliza o especialista.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.