Quando se trata de soluções para áreas limpas, uma das maiores exigências dos hospitais é a facilidade de limpeza, além de durabilidade, ergonomia, baixa manutenção e adequação dos produtos às áreas existentes. Móveis fabricados em aço inoxidável são ideais para esses tipos de ambientes, pois o material é resistente a corrosão, altas temperaturas e usos intensos.
Entre as empresas que utilizam esta matéria-prima está a Mekal, tradicional marca de mobiliário em aço inox. Frente ao cenário de pandemia, que impulsionou o mercado a realizar entregas em hospitais em tempo recorde, a marca reforçou seu portfólio com soluções para abertura de salas automatizadas, lavatórios cirúrgicos, pias de lavagem e apoio, pias de expurgo, mesas, armários, gabinetes, gaveteiros e ralos.
A linha foi idealizada a partir das principais necessidades do mercado. O processo criativo envolveu estudos junto a especialistas e grandes escritórios de arquitetura, seguindo as normas de regulamentação da saúde. Dimensões, controle de contaminação e outras especificações técnicas foram consideradas durante o processo. Dentre as inovações, melhorias de ergonomia e aplicação da tecnologia touchless, pela qual basta manter a mão sobre o sensor para acionar a abertura das portas.
A Mekal utiliza o aço inoxidável tipo AISI 304, uma matéria-prima inerte que não reage em contato com a maioria dos materiais sólidos ou líquidos. Sua característica de baixa oxidação não permite a formação de patógenos ou agentes prejudiciais, razão pela qual é amplamente utilizado em equipamentos hospitalares, cirúrgicos e até mesmo em próteses no corpo humano. Os rigorosos processos de fabricação garantem, ainda, a baixa rugosidade superficial do material, o que resulta em excelentes características de assepsia.
“Em seus mais de 60 anos, a Mekal reúne expertise em projetos 100% customizados para o segmento corporativo, para desenvolver uma linha que atenda às necessidades de salas limpas de diversos segmentos, seja da arquitetura hospitalar ou demais salas limpas”, ressalta Mario Sergio de Lucca, coordenador de projetos e engenharia da empresa.
Alto nível de exigência na arquitetura hospitalar e em salas limpas
Parceiro da Mekal, o arquiteto Fabio Bruno, que participou de projetos das maiores empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, especifica, compra e gerencia a instalação de produtos, como ralos sifonados, armários, gabinetes, passthrough, portas, pias de lavagem e prateleiras. Especialista em obras farmacêuticas e proprietário da DBR Arquitetura, tem mais de 23 anos de experiência, com atuação também nos Estados Unidos.
Fabio explica que o alto nível de exigência e os riscos são alguns dos principais desafios na área farmacêutica e de manipulação quando se fala em áreas limpas. “Como há validação e controle do nível de microrganismos no ambiente, os projetos são pensados em todos os níveis de detalhe, passando pelo desenho até a escolha do tipo de parafuso que irá prender as peças”, ressalta.
Outro desafio, presente em grande parte dos projetos, são as peças fora de padrão, como é o caso das miscelâneas utilizadas para fazer arremate. “As chapas de aço inox devem ser feitas sob medida para finalizar os acabamentos dos projetos”, acrescenta.
Para o arquiteto, o diferencial da Mekal é produzir peças projeto a projeto. “A empresa é referência no que faz e lidera este nicho de mercado. Outras não têm o mesmo acabamento. Ficamos mais tranquilos sabendo que estamos trabalhando com os melhores.”
Qualidade em primeiro lugar
De fato, não há como economizar em qualidade: a solda tem de ser muito bem limpa, as chapas em aço inox não devem ter deformidades e as peças precisam ser do tamanho exato. “Tudo é avaliado meticulosamente. Em lugares de manipulação de remédios e onde o nível de criticidade é alto, pode até mesmo haver devolutivas de peças. E com a Mekal nunca houve isso”, expõe Fabio.
Fechar negócio com fornecedoras de primeira linha faz a diferença. As multinacionais são extremamente exigentes e alguns clientes ainda exportam para unidades fora do país. O arquiteto contou que recentemente desenvolveu no Brasil, para uma grande indústria farmacêutica ,a planta de uma linha de produção que irá deixar de operar na Itália. Para isso, foi preciso seguir as normas da Anvisa e as normas internacionais da AIFA – Agenzia Italiana del Farmaco, agência regulatória mundial para a produção de medicamentos da Europa. A nova unidade vai produzir para o mercado nacional e para o mercado europeu.
Diferenciais que influenciam na saúde e no bem-estar
O diferencial da Mekal, de acordo com o coordenador de projetos e engenharia, Mario Sergio de Lucca, é a entrega de uma solução customizada e muito bem feita. “Entendemos as reais necessidades do cliente, propomos melhorias e entregamos a solução em aço inox ideal”, explica.
Outro diferencial é a busca constante pela criação de produtos com superfícies que propiciam facilidade, rapidez e eficiência de limpeza. Toda a linha de produtos da marca tem como premissa cantos arredondados, superfícies lisas, junções e montagem minimalistas. “Importante fazer a limpeza sempre no sentido do escoamento, utilizando pano ou bucha macia com detergente neutro e água morna, sem usar produtos abrasivos, nem palha de aço”, acrescenta.
Vale lembrar que no momento da decisão, especificação e, principalmente, da compra, as instituições de saúde precisam se preocupar com a experiência do fornecedor na área, a durabilidade dos produtos, a facilidade na limpeza, o peso e a estruturação dos produtos, entre outros itens.
Além das soluções adequadas a cada necessidade, a Mekal oferece suporte técnico nas etapas de masterplan, projeto conceitual e executivo, detalhamento de produtos, acompanhamento nas instalações e apoio no pós-venda.
Tel: (11) 3081-5625
E-mail: gms@mekal.com.br