Mercado de saúde exige profissionais cada vez mais qualificados

Em um mercado cada vez mais competitivo, a graduação é apenas o primeiro passo para a vida profissional. Especializações são fundamentais para a disputa por importantes cargos em cada área de atuação. No campo da medicina, a capacitação beneficia tanto o profissional quanto o paciente que recebe atendimento cada vez mais qualificado.

Visando a capacitação médica, o Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino (IDOR) investe no mercado educacional com cursos de pós-graduação e de extensão ministrados por um corpo docente especializado composto por médicos e pesquisadores de renome nacional e internacional. A equipe, composta por médicos da Rede D’Or São Luiz e pelos pesquisadores do instituto, promove aulas teóricas e práticas para proporcionar aos alunos situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência.

Cursos de extensão, pós-graduação e especializações já estão com as inscrições abertas para 2018, são eles:

Pós-graduação

Cirurgia bariátrica e metabólica: O curso se destina a cirurgiões gerais e do aparelho digestivo que pretendem aprofundar seu conhecimento nesta área de atuação, através de intensa atividade prática e teórica, interagindo com profissionais de reconhecida experiência, tanto na cirurgia, como nas especialidades associadas – endocrinologia, nutrição, psicologia/psiquiatria, endoscopia e anestesia. Carga horária 484 horas, com duração de 11 meses.

Cirurgia do aparelho digestivo: O curso visa ampliar e atualizar o conhecimento adquirido nos cursos de (pós) graduação por meio do aperfeiçoamento. Além de propiciar o aprimoramento. Além de propiciar o aprimoramento dos conhecimentos em áreas específicas, o aperfeiçoamento torna o profissional diferenciado na prestação de serviços. O aperfeiçoamento em relação a educação profissional gera oportunidades para um pleno desenvolvimento social, tecnológico e econômico na comunidade.

Arritmia cardíaca e métodos diagnósticos não invasivos: O curso visa a capacitação de médicos com residência ou pós-graduação na área de cardiologia. Carga horária 360 horas, com duração de nove meses.

Especialização

RM e TCMD: Visa o aperfeiçoamento na formação em ressonância magnética e tomografia computadorizada, especialmente em técnicas avançadas. Tem como objetivo tornar apto o participante a executar, conduzir, interpretar e emitir relatório de diferentes exames de RM e TC. Carga horária 830 horas, sendo 16 horas por semana. O aluno receberá bolsa de R$ 1600,00/mês.

Aperfeiçoamento prático em radiologia: Estágio de aperfeiçoamento prático-teórico em radiologia, com ênfase em tomografia computadorizada e ressonância magnética. Qualificar o treinamento de jovens radiologistas ou reciclar radiologistas nos modernos métodos de imagem. Carga horária 4 períodos + 1 plantão de 12 horas. O aluno receberá bolsa equivalente à residência médica.

Ortopedia pediátrica: Curso teórico prático incluindo ambulatórios e centro cirúrgico. Carga horária 40 horas, sendo 40 horas por semana. O aluno receberá bolsa equivalente à residência médica.

Medicina intensiva pediátrica: Treinamento para capacitação para atuação médica na especialidade e para a obtenção do título de especialista, de acordo com as diretrizes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Carga horária 60 horas semanais com duração de dois anos. O aluno receberá bolsa equivalente à residência médica.

Curso de extensão

Eletrocardiografia: Curso de interpretação de eletrocardiograma voltado para profissionais de saúde que atuem em emergência, terapia intensiva ou atendimento ambulatorial. Carga horária 30 horas, duração de três meses.

Psicologia hospitalar e pacientes de alta complexidade: A proposta do curso consiste em discutir das especificidades da assistência psicológica aos pacientes de alta complexidade tomando por base a tríade paciente-família-equipe. As doenças com alta complexidade são aquelas que exigem intervenção altamente específica realizada por uma equipe especializada. O curso visa apresentar as possibilidades e os desafios da atuação com pacientes de alta complexidade enfocando a tríade. Carga horária 12 horas, duração de dois dias.

Suporte básico de vida: É um curso eminentemente prático que segue a metodologia da American Heart Association (AHA) e aborda as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, uso de desfibrilador externo automático e manobras de desobstrução de vias aéreas em vítimas adultas e pediátricas. Carga horária 4 horas, duração de um dia.

Prevenção e tratamento de lesão por pressão: Curso teórico-prático que tem como foco despertar no enfermeiro um olhar voltado à prevenção da lesão por pressão, assim como fornecer informações indispensáveis para a construção do raciocínio clínico necessário ao tratamento da ferida. Segue as diretrizes internacionais EPUAP e NPUAP para a prevenção e tratamento da lesão por pressão. Carga horária 10 horas, duração de um dia.

Todos eles contam com vagas. Mais informações pelo telefone (21) 3883-6000, ramal 2305. Atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Ou pelo e-mail secretaria.ensino@idor.org.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.