O terceiro dia do Future of Digital Health International Congress (FDHIC) na Hospitalar 2024 teve Kathy VanEnkevort, Industry Leader for Healthcare, Providers and Payors da Microsoft, apresentando a solução Copilot para os profissionais de Saúde. Kathy considerou que o lançamento do ChatGPT, há 18 meses, produziu uma profunda transformação na forma de trabalhar em todos os setores da economia, mas ressaltou que a área de Saúde necessita de um cuidado especial, pois existe uma alta demanda pelos serviços e produtos, que o mercado tem tido dificuldade em suprir com a qualidade necessária. “Essa área precisa de toda a ajuda necessária para proporcionar um bom atendimento”, avalia.
Para a comunicação entre médico e paciente, ela ressalta que o Copilot pode ser usado para “traduzir” informações e análises técnicas ou documentos médicos em uma linguagem acessível. “Nem sempre o médico tem a habilidade de explicar, de forma fácil, o que aquelas informações significam no tratamento ou na condição do paciente. Mas com um comando simples, como ‘fazer um resumo das informações em linguagem comum’, o profissional pode gerar um parágrafo explicativo de uma forma que o paciente consiga entender com facilidade o que ele precisa fazer, o que significam as informações em um exame clínico ou o impacto de alguns cuidados no tratamento necessário para aquela situação”, explica.
Para os profissionais, o Copilot oferece uma grande ajuda na eliminação da burocracia e tarefas repetitivas, melhorando a qualidade dos dados, com menos erros, e maior capacidade de análise das informações. “Hoje, o médico tem acesso a poucas informações, por mais bem preparado e educado que seja. Com a Inteligência Artificial, ele consegue aumentar esse cruzamento de referências e pesquisas, levando a um atendimento muito mais personalizado e eficiente do paciente que está na frente dele. Além disso, de forma automática ele pode organizar todas as informações referentes ao atendimento de um paciente, de acordo com a estrutura burocrática do local onde trabalha, reduzindo seu estresse com a quantidade de trabalho não relacionada ao atendimento”, afirma a executiva.
O coordenador do FDHIC, Dr. Guilherme Hummel, explica que o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI, na sigla em inglês), está se tornando cada vez mais necessária em diversas áreas do atendimento aos pacientes e que os profissionais do setor não podem ignorar os benefícios que a nova tecnologia traz para todos os sistemas.
Hospitalar 2024
Data: 21 a 24 de maio, das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html
Credenciamento: https://www.hospitalar.com/pt/quero-visitar.html – Antecipado: R$ 100,00. Durante o evento: R$ 160,00 (online) e R$ 220,00 (no local)