A batalha é diária pela conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, alerta o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB), assim como a iniciativa do Outubro Rosa, que reforça essa luta durante um mês inteiro, mas merece ser apoiada sempre. Com esse destaque, o IQeB, idealizado e liderado pela blogueira e ativista Flávia Flores apresenta depoimentos emocionantes de Cats – pacientes que lutam contra o câncer – no momento do recebimento dos lenços doados pelo seu Banco de Lenços, junto com mensagens personalizadas de apoio e força.
Má Mascarenhas, uma das cats presenteadas, postou sua alegria nas redes sociais, com um belo depoimento em agradecimento aos lindos lenços que ganhou. “Não sei como agradecer o carinho e o acolhimento de pessoas que nunca me viram. Quando o chão se abre e parece que a queda não vai ter fim, aparece uma página amiga, com pessoas que enxugam suas lágrimas e que você ajuda a enxugar lágrimas também. Você descobre que a maior arma contra o que vai enfrentar é a resistência, a perseverança, a resiliência e sua fé”, diz. Para Mascarenhas, receber o lenço foi como receber um troféu. “Meu troféu, que eu vou erguer e amarrar no alto da minha cabeça e ficar linda para enfrentar o que tiver de enfrentar. Meu lindo lenço”, afirma.
Para Flávia Flores, não há nada mais gratificante do que a felicidade de suas Cats. É o caso emocionante de Cleci. Ela recebeu os lenços enviados pelo IQeB, e quase não conseguiu ler a cartinha que os acompanhava, pois seus olhos ficaram cheios de lágrimas de muita emoção e gratidão. “Nos últimos tempos, minhas lágrimas têm sido de angústia e tristeza, mas a iniciativa do Banco de Lenços conseguiu realmente me emocionar. Chorei de felicidade”, conta Cleci, que está no início do tratamento e já têm, os lenços enviados pelo Banco de Lenços Flávia Flores, como seus preferidos.
Como uma corrente do bem, o IQeB foi encontrado também por outra Cat, e mais uma vida foi transformada. Cintia logo após seu diagnóstico ficou perdida e frustrada, até que uma pessoa muito importante para ela lhe deu suporte, recuperando um pouco de sua autoestima. Isto fez com que Cintia procurasse meios alternativos de se manter firme e encontrasse o instituto e o Banco de Lenços Flávia Flores. “Além dos lenços, o que mais me emocionou foram os bilhetes escritos a mão contendo mensagens positivas. Pela primeira vez desde o diagnóstico não me senti apenas um número. Sou grata por isso”, afirma.
Muitas das pacientes quando recebem seus lenços se sentem tão felizes e gratas, que desejam inclusive fazer parte do trabalho voluntário do IQeB. É o caso de Francinete Tirelli, que recebeu o lenço há pouquíssimo tempo e conta que se sentiu radiante quando pegou nas mãos e colocou em sua cabeça. “Gostaria de agradecer e elogiar o trabalho maravilhoso que o Banco de Lenços faz”, declara. Ela espera, em breve, fazer parte do projeto, e ajudar muitas outras mulheres nesse momento tão difícil.
Parceria do Bem
O IQeB mensalmente faz uma doação de cerca de 700 lenços para o projeto De bem com Você – A beleza contra o câncer, coordenado pelo Instituto Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que promove oficinas de automaquiagem a mulheres em tratamento contra o câncer.
Os lenços são colocados dentro dos kits de maquiagem doados as participantes no final de cada oficina. As maquiadoras voluntárias ainda ensinam vários tipos de amarrações para finalizar o look de cada participante. Fabiana Toresan, gerente executiva do Instituto Abihpec, confirma a importância da parceria: “Todos os nossos kits contém um lenço doado pelo IQeB. As amarrações melhoram muito o visual das pacientes e ajudam na autoestima delas, completando a maquiagem”.
Como doar lenços
As pacientes solicitam ou doam através do site: www.bancodelencos.com.br. Quando solicitam, elas têm opção de descrever como são e como querem o seu lenço. Antes do envio, que é gratuito, existe um processo operacional que consiste no armazenamento dos lenços, novos ou usados, triagem, higienização, embalagem, separação de pedidos e postagem, além da feitura de uma mensagem especifica para cada Cat. “Eu seleciono um lenço de acordo com a solicitação de cada uma, escrevo um recadinho, coloco em uma linda caixa rosa e levo para os correios”, diz Flávia Flores.
Eu tive câncer na cabeça .como faço para ganhar o lenço
Olá! As pacientes solicitam ou doam através do site: www.bancodelencos.com.br.