Setembro Vermelho: Hcor lança web série para tratar de temas da saúde do coração

O Hcor – hospital multiespecialista em São Paulo e referência em Cardiologia – lança sua websérie “Vida em Pulso”, para tratar de temas da saúde do coração. A data foi escolhida em vista do Setembro Vermelho, mês marcado por campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, e finalizado com a celebração do Dia Mundial do Coração, que ocorre no dia 29.

As doenças cardiovasculares estão no topo da lista de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 400 mil óbitos no País ocorrem em decorrência desses quadros, e aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração.

De acordo com Dr. Leopoldo Piegas, cardiologista do Hcor, ao contrário do que ainda se acredita, não são somente os idosos que convivem com as cardiopatias – o que faz com que a atenção à saúde cardíaca tenha que começar cedo, levando em conta cada fase da vida e diferentes fatores de risco, como estresse, diabetes e hipertensão.

A fim de reverberar o assunto e dar ênfase a algumas doenças cardíacas, os vídeos veiculados nas redes sociais da instituição abordarão: dor torácica e sua relação com infarto, arritmias, além de cardiopatias estruturais e congênitas.

Para assistir, siga @hcoroficial, no Instagram, ou acesse o canal do YouTube do hospital.

Hábitos que ajudam a cuidar da saúde do coração

  1. Praticar atividade física, uma vez que o sedentarismo aumenta em 54% do risco de morte por infarto e ainda contribui para o aumento do peso.
  2. Não fumar, pois as substâncias químicas presentes no tabaco provocam o estreitamento das artérias, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.
  3. Não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, já que o etanol danifica as células musculares do coração e ainda está associado ao desenvolvimento de arritmias.
  4. Evitar o estresse excessivo, que, como já dito, é tido como a causa de cerca de 15% dos casos de infarto, por provocar o fechamento de uma artéria coronária.
  5. Controlar a pressão arterial, monitorando constantemente a sua pressão e seguindo as orientações do seu médico.
  6. Manter o peso ideal e a circunferência abdominal, que não deve passar de 102 cm para os homens e 88 cm para as mulheres.
  7. Adotar uma alimentação saudável, reduzindo a ingestão de alimentos gordurosos e de sal, e adotando uma dieta cardioprotetora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.