NCD Academy Brasil: capacitação com foco em Atenção Primária à Saúde

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com o American College of Cardiology (ACC), lança nesta terça-feira (3) o NCD Academy Brasil, capacitação gratuita voltada para profissionais de saúde que atuam ou têm interesse em atuar com Atenção Primária. Os módulos do curso abordam as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs). Excluindo a Covid-19, atualmente, a maior carga de mortalidade no Brasil pertence às DCNTs, que também são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo. As doenças cardiovasculares e o câncer lideram esse ranking.

O NCD Academy usa tecnologia de e-learning (electronic learning ou aprendizado eletrônico), uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado. O aluno pode acessar via computador, smartphone ou tablet, no horário mais conveniente para realizar as atividades. O curso está disponível para sistemas operacionais iOS e Android.

O conteúdo foi desenvolvido através de uma rede de parceria interdisciplinar, de organizações de defesa e sociedades médicas, liderada pelo ACC. As aulas terão especialistas internacionais comparando as diretrizes mais relevantes para identificar, prevenir e gerenciar os fatores de risco para as principais doenças evitáveis da atualidade.

Os participantes que concluírem todos os seis módulos receberão certificado emitido pelo ACC, atestando seu conhecimento dos tópicos do curso e compromisso com a prevenção de doenças.

“NCD é a sigla em inglês para doenças crônicas não-transmissíveis, que no Brasil chamamos doenças não infecciosas, que incluem as cardiopatias e o câncer, sendo as duas primeiras causas de mortes antes da Covid-19. O ACC tem um programa excelente, que é um curso todo organizado e gamificado, já dentro dessas plataformas de aprendizado moderno, cujo acesso pode ser computador, celular ou tablet. O aluno vai entendendo o jogo de conhecimentos e ao final de cada módulo presta uma prova. Ao completar todos os módulos, o participante é certificado como um profissional de saúde que foi formado para a Atenção Primária à Saúde”, fala o governador do ACC Capítulo Brasil e ex-presidente da SBC, Marcus Bolivar Malachias.

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A educação abrangente sobre DCNTs para profissionais desde o nível básico de atendimento ao paciente é de importância crítica, dados os fatores de risco altamente prevalentes e os impactos dessas doenças sobre a qualidade e a expectativa de vida da população global.

O NCD Academy é destinado a médicos da atenção básica e profissionais de saúde, bem como profissionais recém-formados, residentes e estudantes do último ano de medicina.

Além dos módulos, a SBC também promoverá uma série de webinares, ao vivo, para complementar o curso. Serão cinco conferências online, sendo quatro delas sobre fatores de risco e doenças cardiovasculares, em português, com palestrantes do Brasil. O último webinar será em inglês, com tradução simultânea para o português, abordando os novos desafios da medicina moderna.

Informações e inscrições gratuitas: cardiol.br/ncd-academy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.