Niterói ganha terapia renal inédita trazida da Europa

983

A região de Niterói e São Gonçalo (RJ) tem atualmente cerca de 1.200 pacientes em tratamento dialítico para insuficiência renal, muitos desses na fila de espera de um transplante de rim. A boa notícia para esses moradores das duas cidades e suas famílias é que passam a contar com um serviço de nefrologia de excelência internacional, que inclui diálise e transplante renal. Isso graças à parceria do Hospital Icaraí com a multinacional alemã Fresenius Medical Care, especialista em produtos e serviços de diálise.

Nesta segunda-feira (10), os representantes dos dois grupos de saúde estarão juntos em evento no Hospital Icaraí para consagrar a parceria e marcar o lançamento de uma terapia inédita na cidade, focada em pacientes de UTI que precisam de tratamento agudo de diálise. A terapia de SLED com Genius e capilar EMIC2, trazida pela Fresenius Medical Care da Europa para o Brasil, consegue garantir uma melhor resposta imunológica de pacientes internados em terapia intensiva e que apresentam quadro renal agudo por conta de doenças como quadros inflamatórios, rabdomiólise (uma espécie de degradação do tecido muscular) e mieloma múltiplo (câncer no sangue).

Há em Niterói pacientes com quadro agudo de insuficiência renal e que podem ser beneficiados. Em todo estado do Rio de Janeiro, apenas três hospitais oferecem essa terapia, que é exclusiva da Fresenius Medical Care e atualmente o Icaraí é o único em Niterói.

“A incidência da complicações renais agudas em pacientes críticos tratados em Unidades de Terapia Intensiva varia entre 5% e 25%, dos quais em torno de 10% possuem indicação de diálise. O Hospital Icaraí investiu na assistência nefrológica, trazendo profissionais e tecnologia de ponta; sendo hoje um dos melhores serviços do estado. Importante para a cidade poder contar com essa terapia”, destaca a nefrologista Bianca Bastos, gerente médica nacional de serviços hospitalares da Fresenius Medical Care.

“Esta parceria é muito importante para nós do Hospital Icaraí. Sempre prezamos pela melhor qualidade assistencial aos nosso pacientes e ser escolhido pela Fresenius para a implantação desta nova tecnologia nos traz muita satisfação”, ressalta o diretor médico do Hospital Icaraí, Biagio Ganino.

Deixe seu comentário