No Brasil, erros em hospitais matam 148 pessoas por dia

Um estudo, divulgado neste mês, chamou atenção para um grave problema na assistência em saúde no Brasil: 148 pessoas morrem todos os dias devido a erros em instituições de saúde. Somente no ano passado, 54.076 óbitos decorrentes dos chamados eventos adversos aconteceram em hospitais públicos e privados do país. O número alarmante faz parte do 2° Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa Fundação Educacional Lucas Machado, da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

De acordo com o Manual de Acreditação para Hospitais da Joint Commission International (JCI), eventos adversos são ocorrências imprevistas, indesejáveis ou potencialmente perigosas ocorridas em unidades de saúde. Entre as causas dos erros de assistência e danos ao paciente estão a troca de medicamentos, quedas, cirurgias em membros errados, retenção de objeto estranho no corpo humano após cirurgia, ou ainda, o uso indevido de materiais cirúrgicos.

Promover a cultura de segurança é uma das principais formas de reduzir os riscos que podem ocasionar esses danos. Para alcançá-la, padrões de qualidade e segurança devem ser seguidos pelas instituições de saúde. O profissional responsável por conduzir as atividades durante uma avaliação de educação e auditar a instituição é o Educador. Cada vez mais, especialistas com conhecimento nesta área são desejados por hospitais e casas de saúde.

Como conhecer a Metodologia Internacional JCI/CBA e se tornar um Educador/CBA? 

Para conhecer a Metodologia da JCI e estar apto a auxiliar as instituições de saúde na implementação, preparação e manutenção do programa de Acreditação Internacional, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) oferece curso presencial em São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro. As aulas são voltadas a profissionais com formação de nível superior, nas áreas da saúde ou correlatas em administração e engenharia, aplicadas à saúde. Ao final do curso, o CBA fará um processo de seleção de Educadores para integrarem sua equipe.

Faça sua inscrição e saiba mais em ead.cbacred.org.br/curso/presencial-introducao-a-acreditacao-internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.