No Dia Mundial da Doação de Leite Humano, Lactare celebra recorde de mães doadoras

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil, comemora o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, 19 de maio, com duas novas conquistas. O projeto acaba de adquirir um novo automóvel de coleta, que permitirá ampliar a distância para arrecadação do leite humano, podendo ser retirado em localidades distantes até 60 km de Itapevi (inicialmente, o alcance do projeto era de 20 km).

Além disso, em abril o banco de leite alcançou mais uma marca histórica, atingindo 132 mães doadoras ativas cadastradas simultaneamente. Assim, foi possível entregar mais de 151 litros de leite humano pasteurizado para as UTIs neonatais do Hospital Geral de Itapevi e para o Hospital Geral de Carapicuíba. Desde sua inauguração, em agosto de 2019, o Lactare já doou 1.470 litros de leite humano, beneficiando 569 bebês internados em UTIs neonatais.

Como doar

Para se tornar doadora é simples. As mães residentes da zona sul de São Paulo, ABC, Cotia, Itapevi ou cidades próximas, precisam se cadastrar no site www.lactare.com.br ou pelo telefone (11) 4144-9604. Serão feitos alguns exames para garantir a segurança da doadora e do bebê que receberá o alimento. Se os exames atenderem aos requisitos necessários, a pessoa receberá uma comunicação com todas as informações para fazer a sua primeira doação.

Devido à pandemia, a equipe técnica do Lactare tem recolhido em domicílio o leite materno das doadoras, sempre seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 e intensificando o uso de medidas preventivas e dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Doação de Leite Humano

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano foi instituído em 2015, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do aleitamento materno e da doação. Neste ano, o tema é “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”.

O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de muitos nutrientes. Entre os benefícios está a proteção da criança contra doenças respiratórias e redução do risco, na vida adulta, de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Além do Lactare, é possível realizar a doação em qualquer banco de leite filiado à Rede Brasileira. Para consultar qual é o banco mais perto de sua residência, acesse o site rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs.

Lactare

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma, é o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil. Criado em agosto de 2019, o projeto social está vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite e tem como principal objetivo reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Desde seu início, arrecadou e doou mais de 1.400 litros de leite humano.

Atualmente, conta com mais de 100 mães doadoras e atende as UTIs neonatais do Hospital Geral de Itapevi e, mais recentemente, do Hospital Geral de Carapicuíba.

Informações: www.lactare.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.