Nesta quinta-feira (26) foi lembrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para marcar a data, os enfermeiros do Hospital São Vicente – Funef, de Curitiba (PR), abordaram os motoristas do Auto Posto São Vicente (na esquina da Vicente Machado com a Brigadeiro Franco) para aferir a pressão arterial. A ação foi das 8h30 às 12h.
A ideia era chamar a atenção para o cuidado que o corpo humano precisa. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam olhando para a saúde apenas quando percebem algum sintoma grave, em vez de fazer consultas frequentes ao médico. Por isso, a chamada da Campanha será “Enquanto abastece seu carro, que tal calibrar sua saúde? 12×8”.
De acordo com o cardiologista, Dr. Rubens Zenóbio Darwich, acima dos 65 anos, metade da população será hipertensa. E ela aparece de maneira mais precoce nos tabagistas. “Normalmente a doença é assintomática, por isso a importância das campanhas de verificação de pressão arterial. Vale lembrar que para controlar a pressão, algumas dicas são importantes: reduza o consumo de sal; faça exercícios físicos regularmente; não fume e evite o consumo excessivo de álcool; cuide de sua qualidade de vida, evitando o estresse; e faça consultas com seu cardiologista, principalmente no caso de histórico familiar da doença”, afirma.