Nota da Academia Nacional de Medicina em relação ao Cigarro Eletrônico

Em face de notícias na imprensa, relatando que fabricante de cigarros contratou políticos para atuar em favor dos seus interesses, a Academia Nacional de Medicina emite esta nota de preocupação e alerta.

No momento, discute-se na Anvisa temas relacionados à comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. São aparelhos que liberam vapor de nicotina e solventes químicos tóxicos (o cigarro eletrônico não queima tabaco, vaporiza líquidos) propostos pela indústria como forma de reduzir o uso de cigarro pelos fumantes. A realidade, no entanto, não sustenta esse conceito como estratégia de redução do tabagismo. Nos cigarros eletrônicos são utilizados sais de nicotina, uma nova e muito mais poderosa forma de dependência, que proporciona vaporizações mais velozes e intensas, fornecendo tanta nicotina quanto a contida num maço de cigarro convencional. Também, o uso de cigarros eletrônicos por adolescentes aumenta o risco de se tornarem fumantes e absorverem outras substâncias tóxicas por via inalatória. O comércio ilegal dos líquidos a serem vaporizados, é também grande preocupação para a Saúde Pública, pois podem conter substâncias lícitas ou ilícitas. Mais ainda, o uso de cigarros eletrônicos causa agravamento da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças altamente associadas ao tabagismo, além de aumentar a chance de infarto agudo do miocárdio.

Por força de política consistente, o Brasil reduziu dramaticamente o tabagismo em nossa população. É preocupante que existam tentativas de introduzir no mercado mais instrumentos de intoxicação e agravo à saúde humana. Temos certeza de que a Anvisa e todas as áreas da Saúde saberão evitar que pressões lobistas nos conduzam a um retrocesso, onde o lucro se obtém a expensas de saúde da nova geração de brasileiros.

Acadêmico Rubens Belfort Junior – Presidente da Academia Nacional de Medicina
Comissão sobre cigarro eletrônico e saúde da ANM
Acadêmico Carlos Alberto de Barros Franco – Coordenador
Acadêmico José Gomes Temporão
Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral
Acadêmica Patricia Rieken Macêdo Rocco
Acadêmico Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Acadêmico Walter Araujo Zin

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.