Novo aplicativo do Hemonúcleo do Hospital de Base traz benefícios aos doadores de sangue

Em um momento de escassez de determinados tipos sanguíneos, a agilidade na comunicação com possíveis doadores de sangue é imprescindível. Tendo a tecnologia como aliada, o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (SP), sob gestão da Famesp, agora conta com um módulo específico dentro do aplicativo “Famesp com Você” [download na Play Store (sistema Android) e Apple Store (IOS)], lançado pela Fundação no final de 2021, para se comunicar mais rapidamente e de forma direta com sua rede de doadores de sangue. A expectativa é ampliar o número de voluntários e otimizar o contato com essas pessoas por meio de recursos como filtros de público por tipo sanguíneo, data da última doação, entre outras possibilidades. A ferramenta traz ainda inúmeros recursos a quem faz uma doação, como fácil acesso à carteirinha digital e ao histórico de doações.

O novo app do Hemonúcleo disponibiliza ótimos recursos aos doadores de sangue, como acesso a um histórico de doações no aplicativo e emissão da carteirinha de doador pelo celular. “O acesso à carteirinha digital é um sinal que transcorreu tudo bem com a doação, com exames apontando que o sangue está normal, um feedback importante em relação a possíveis doenças contagiosas e à sua saúde”, explica Telma Freitas, médica hematologista e responsável pelo Hemonúcleo do HBB. Para a médica, o fato de o doador ter acesso à carteirinha em um tempo menor e com mais facilidade, sem precisar ir ao Hemonúcleo, é um ganho muito grande, já que antes da chegada da tecnologia era preciso esperar até 5 dias úteis para retirar a carteirinha de doador após uma doação. O documento pode ser acessado a qualquer momento e utilizado, por exemplo, para solicitar isenção de taxa de inscrição em alguns concursos públicos. “O usuário poderá ainda fazer o download da carteirinha do doador no próprio celular ou imprimir o documento, o qual traz informações, para os devidos fins, do seu tipo sanguíneo e data da última doação”, complementa a hematologista do HBB, Telma Freitas.

O Hemonúcleo possui um sistema terceirizado de gestão das bolsas e doações de sangue e passa a funcionar no App da Famesp por meio de uma integração. “Conseguimos fazer com que o APP inicialmente destinado aos pacientes pudesse acessar com segurança os dados sobre as doações de sangue”, explica Alexandre Sanches Bazan, gerente de TI da Famesp. O aplicativo desenvolvido por analistas da equipe de TI da Fundação hoje é utilizado por quase 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos em unidades de saúde sob gestão da Famesp.

O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Jr, vê a nova funcionalidade como mais um passo importante para gestão da informação na área da saúde. “Com isso estamos trazendo a tecnologia para o nosso lado com a expectativa de ampliar o número de doações de sangue, e essas bolsas são indispensáveis em cirurgias e diversos procedimentos, portanto, ajuda a salvar mais vidas”, justifica. Já a diretora administrativa do Hospital de Base de Bauru, Roberta Fiuza Ramos, destaca que essa é mais uma ação embasada nas diretrizes do HBB. “Nós buscamos estar cada vez mais próximos da comunidade, entendendo suas necessidades e identificando oportunidades de melhorar sempre, e para isso muitos esforços estão sendo empenhados”, destaca.

A assistente social do Hemonúcleo, Valeria Coltri, acredita que as campanhas vão se tornar mais eficientes com a nova ferramenta. “Com certeza vai agilizar nosso trabalho de entrar em contato com os doadores, já que todos vão receber a mensagem simultaneamente, de forma instantânea, e o tempo e a agilidade de conseguir doações para nós é fundamental”, aposta. Coltri aponta o fluxo de notificação automático do “Famesp com Você” como um dos recursos mais importantes. “Imagine você no celular e chega um aviso no visor informando que já pode fazer uma nova doação de sangue, pois a última foi há quatro meses, um aviso que é programado e enviado automaticamente quando chega a data”, reforça. A administração do Hemonúcleo, além da divulgação em massa, também terá o controle dos avisos.

Doces e lanches juninos no dia do doador

Para celebrar o dia Mundial do Doador de Sangue, no próximo dia 14, e integrar a campanha junho vermelho, o Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (HBB) terá uma programação intitulada “Arraial do bem”. Com uma decoração especial, lanches típicos e doces juninos, a unidade aproveita a data para homenagear os doadores e também para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. “Pedimos aos doadores que compareçam durante todo o mês de junho para as doações e lembramos da possibilidade de agendar a doação por telefone e da obrigatoriedade do uso de máscara dentro do ambiente”, avisa a assistente social do Hemonúcleo, Valeria Coltri.

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, n. 8-88. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. O telefone para contato é (14) 3231-4771. Para minimizar os riscos de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), a unidade oferece a opção de agendamento para doação de sangue, que pode ser realizado pelo mesmo telefone, no horário de atendimento.

Requisitos para doar sangue

Para doar sangue é preciso:

  • Ter 16 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
  • Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

    📑Acesse aqui o informativo com mais detalhes para ser um doador voluntário de sangue. 

Benefícios do módulo “Hemonúcleo” no app “Famesp com Você” para o doador de sangue:

🩸Acesso a todo o histórico de doações de sangue

🩸Facilidade e agilidade no acesso à carteirinha digital pelo celular, sem a necessidade de retirá-la no Hemonúcleo somente após 5 dias úteis

🩸Tranquilidade em relação a exames sanguíneos e à saúde

🩸Download e impressão do documento para diversas finalidades, como isenção de taxas de inscrição em concurso público

Famesp com Você

Após a criação do aplicativo “Famesp com Você”, com inúmeros benefícios para os usuários do SUS atendidos em unidades de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o desafio da instituição agora é ampliar a adesão e downloads do aplicativo, segundo o gerente de TI da Famesp, Alexandre Bazan. “Vai facilitar a vida do usuário, pois ao invés de comparecer à unidade ou ligar para perguntar sobre consultas e exames, o aplicativo vai reunir muitas dessas informações. Para nós é muito importante que as unidades públicas de saúde incentivem os usuários a utilizarem o APP para ampliarmos a integralidade dos serviços do SUS.”, explica. O aumento de adesões ao aplicativo pode ajudar na redução do absenteísmo de pacientes dessas cidades vizinhas, pois o usuário pode avisar a instituição quando não for possível comparecer a uma consulta ou exame. O próprio paciente pode atualizar número de celular e confirmar presença em uma consulta com um toque.

O “Famesp com Você” já está disponível para download na Play Store (sistema Android ) e Apple Store (IOS). Para utilizar, será necessário criar um cadastro com dados pessoais, incluindo o número de registro na unidade que recebe atendimento (aquele disponível na carteirinha).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.