Novo Comitê de Ética de Enfermagem toma posse nos Hospitais VITA

Os representantes dos Comitês de Ética de Enfermagem dos Hospitais VITA Curitiba e VITA Batel foram empossados em cerimônia realizada na quinta-feira (9). A solenidade contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Rita Franz, integrantes da Câmara Técnica de Instrumentalização das Comissões de Ética da Enfermagem (CTICEEn) e gestoras do VITA.

As Comissões de Ética de Enfermagem representam o Coren nas instituições com funções educativa, consultiva, fiscalizadora e de orientação ao exercício ético e profissional na enfermagem. No VITA, os comitês atuam também com o auxílio da ouvidoria e dos pacientes, que fazem parte do processo de avaliação e direcionamento.

A solenidade de posse foi aberta pela gerente de enfermagem do Hospital, Claudimeri Dadas, que agradeceu à comissão anterior e deu boas-vindas aos que estão iniciando a jornada. Claudimeri ressaltou que a ética é um dos pilares do VITA e destacou o crescimento da participação do comitê de ética dentro da instituição nos últimos anos. Segundo a gerente de enfermagem, fazer parte do comitê é um desafio e um período de aprendizado e conhecimento.

A cerimônia de posse contou também com a presença da superintendente operacional do VITA, Neidamar Fugaça. A gestora enfatizou a importância da enfermagem. “Sintam-se orgulhosos por serem profissionais de enfermagem e de poder fazer a diferença nas pessoas. Sou grata e feliz pelo que está acontecendo hoje. Vocês estão sendo valorizados”, enfatizou.

A solenidade foi encerrada pela presidente do Coren-PR, que colocou a entidade à disposição e lembrou que as Comissões de Ética representam o Conselho Regional de Enfermagem nas instituições. Rita Franz ressaltou que o papel dos comitês é tirar o profissional inadequado da sociedade. “Juntos somos mais fortes. É o momento de elevar a classe e de fortalecer a Enfermagem”, frisou a presidente.

A eleição dos novos Comitês de Ética de Enfermagem foi realizada no final de maio e terá vigência até 31 de dezembro de 2023. No VITA Curitiba será presidida pela enfermeira Odileia Natali Stratmann Santos e no VITA Batel pelo enfermeiro Erickson Soares Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.