Modelo de cuidado criado por startup da Hospital Care é finalista de prêmio internacional

Depois de ser tema de um artigo na revista New England Journal of Medicine (NEJM), uma das mais influentes do mundo na área de medicina, o novo modelo de cuidado a pacientes oftalmológicos, idealizado pela Excella, startup da Hospital Care, é um dos 13 finalistas do prêmio VBHC 2022. Para chegar a essa posição, o case concorreu com mais de 900 projetos de todo mundo.

A iniciativa pioneira, aplicada na clínica Vera Cruz Oftalmologia – nova unidade da holding Hospital Care baseada na agenda de valor (Value Based Healthcare, VBHC) –, proporcionou a redução no custo total do cuidado para operadoras de planos de saúde e diminuição no número de visitas e exames dos pacientes.

Localizada em Campinas (SP), a clínica Vera Cruz Oftalmologia começou a funcionar em abril de 2020. Os resultados decorrentes do novo modelo de atendimento aplicado mostram um impacto positivo tanto por parte da perspectiva do pagador como por parte dos pacientes. A redução do custo total do cuidado com a oftalmologia foi de 24,7%. A concentração de todos os cuidados com os olhos em um único local resultou em uma diminuição do número de visitas (17,2%) e do número de exames (17,6%). Quanto ao retorno dos pacientes com os novos procedimentos, o NPS global durante este período foi de 94 com base na resposta de 2.509 pacientes.

O novo procedimento foi desenvolvido após avaliação dos custos da prestação de cuidados ao longo de dois anos, quando se verificou que a oftalmologia representava um alto gasto para o Vera Cruz Plano de Saúde. No novo modelo, baseado em valor, as partes definiram, com base em estudos e análises, o potencial de redução dos desperdícios segundo evidências científicas disponíveis na época. “Isso foi possível a partir da parceria com um grupo de oftalmologistas, que originou a Clínica Vera Cruz Oftalmologia, pautada em um relacionamento transparente, em um alinhamento de mindset empreendedor e um desejo de transformar a forma atual relacionada à lógica da prestação de serviços de saúde”, explica Dr. Fábio Gonçalves, CEO da Excella.

A clínica Vera Cruz Oftalmologia possui seis salas de exame, um centro de diagnóstico (para diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos), três salas de cirurgia, um centro de laser e um centro de lentes de contato. O pessoal de apoio foi treinado para operar equipamentos e testes de diagnóstico, permitindo que a equipe médica se concentrasse exclusivamente nos pacientes atendidos.

O modelo deu tão certo que a Hospital Care e a Excella já estudam a ampliação deste novo tipo de atendimento para outras regiões onde atuam e até mesmo para outras especialidades médicas.

Valor e Acesso

A Excella é uma startup de saúde e tecnologia que desenvolve, com base nos melhores conhecimentos científicos existentes, estratégias de Valor e Acesso. Hoje, um dos grandes problemas da saúde no Brasil é o crescimento descontrolado da inflação médica (VCMH cresce dois dígitos), muito acima do índice de inflação normal. Atenta a este cenário, a Excella se dedica a equalizar os incentivos entre operadoras e prestadores de serviço de saúde, com o objetivo de reduzir o desperdício e a falta de transparência que prejudicam a contabilidade e as relações comerciais entre os players.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.