Nutrição em Oncologia

53

Pacientes em tratamento contra o câncer podem apresentar efeitos colaterais referentes à alimentação e à digestão. Boa parte disso se deve à toxicidade dos processos de quimioterapia e radioterapia, que interferem na rotina alimentar dessas pessoas. Mucosite, constipação, vômitos, esofagite, náuseas, boca seca e alterações de paladar são alguns dos sintomas comuns durante as terapias. Por isso é importante o acompanhamento de especialistas em nutrição oncológica para auxiliar na escolha de uma dieta balanceada e adequada.

O livro “Nutrição em Oncologia”, da Editora Manole, organizado pelas nutricionistas Thais Manfrinato Miola e Fernanda Ramos de Oliveira Pires, ambas do A. C. Camargo Cancer Center, foi idealizado para suprir importante lacuna na literatura oncológica. A obra traz os pontos mais relevantes e desafiadores da nutrição em um paciente oncológico, além de descrever os protocolos de avaliação e de terapia nutricional adotados A. C. Camargo Cancer Center. Escrita por especialistas médicos e multiprofissionais, a obra é recomendada como material de referência e de leitura obrigatória entre graduandos e profissionais da saúde que busquem se especializar em oncologia.

Epidemiologia do câncer, nutrição e prevenção do câncer, alterações e metabolismo de enfraquecimento, triagem e avaliação nutricional em oncologia, neoplasias com implicações nutricionais (tumores de cabeça e pescoço e abdominais), enfoque nutricional para pacientes em cuidados paliativos, câncer pediátrico e pacientes em processo de transplante de medula são alguns dos temas tratados em “Nutrição em Oncologia”.

De leitura fácil, o livro mostra a importância e necessidade de o tratamento oncológico ser integrado e multidisciplinar.

Organizadoras

THAIS MANFRINATO MIOLA é nutricionista, supervisora de Nutrição Clínica do A. C. Camargo Cancer Center, doutoranda em Ciências na Área de Oncologia pela FAP e mestre em Ciências na área de Oncologia pela FAP. Também é coordenadora do Programa de Residência em Nutrição Oncológica do A. C. Camargo Cancer Center e especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade CBES. Possui aprimoramento em Nutrição Oncológica pela FAP e é graduada em Nutrição pela Universidade Metodista de São Paulo.

FERNANDA RAMOS DE OLIVEIRA PIRES foi gestora da Nutrição do A. C. Camargo Cancer Center (2015 a 2019). É graduada em Nutrição pela União Social Camiliana, especialista em Nutrição Clínica pelo Ganep e possui MBA em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

1 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.