O clima organizacional é um conjunto de elementos que indicam o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa: política interna, relação com a liderança, alinhamento com os valores da instituição, relacionamento com os colegas de trabalho, modelo de gestão etc.
É uma espécie de “sensação coletiva” em relação ao bem-estar, que vai muito além da remuneração e abrange todos os âmbitos da empresa, incluindo líderes, colaboradores e até mesmo clientes. Além disso, o clima organizacional tem uma influência direta na saúde no trabalho e na produção da empresa.
Neste texto, a Sharecare mostra como o clima organizacional pode afetar a saúde do trabalhador e como isso impacta na produtividade e, consequentemente, nos resultados da empresa.
Qual é a influência do clima organizacional sobre a saúde e a produtividade dos funcionários?
O clima organizacional pode aumentar ou diminuir a disposição em trabalhar, além de impactar na saúde. Saiba mais:
Estado físico e mental
Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Além disso, enquanto sociedade, nossas atividades refletem em quem somos e em qual é a nossa relação com o mundo. Por isso o clima organizacional está diretamente relacionado com o estado físico e mental dos colaboradores.
Ambientes de trabalho que priorizam resultados e métricas antes de olhar para o bem-estar dos seus funcionários tendem a criar um sentimento de insatisfação global, impactando negativamente na saúde do colaborador.
Assim, em vez de aumentar a produção e contribuir para a geração de valor da empresa, a cobrança excessiva acaba interferindo no bem-estar, prejudicando a produtividade e consequentemente impactando no faturamento.
Como exemplo, podemos citar a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Ela é um transtorno emocional que acontece quando o funcionário é exposto a um ambiente prejudicial, levando ao esgotamento físico, mental e até mesmo desencadeando quadros de ansiedade, crises de pânico e depressão.
Relações interpessoais
Outro ponto chave é a forma como os colaboradores se relacionam. Além desse aspecto estar ligado diretamente à qualidade da saúde mental dos funcionários, um time engajado e com uma boa sinergia, que divide conhecimentos e junta suas habilidades, também é sinônimo de um clima organizacional colaborativo, capaz de atingir os objetivos com mais agilidade.
Em contrapartida, ambientes competitivos, que tendem a minimizar as individualidades dos colaboradores, dificultar ou hostilizar a comunicação com os superiores ou ainda permitir que conflitos extrapolem a esfera profissional, tendem a adicionar obstáculos no andamento dos projetos.
Motivação
A motivação para trabalhar em determinada empresa vai muito além dos resultados financeiros e do plano de carreira que a instituição pode oferecer. O alinhamento dos valores da empresa quanto aos valores do funcionário, o ambiente colaborativo e a qualidade de vida no trabalho são elementos fundamentais no clima organizacional e que refletem na motivação do colaborador.
Desse modo, faz parte do clima organizacional como e quanto a empresa demonstra que se importa com o bem-estar das pessoas envolvidas em suas ações — clientes, colaboradores, fornecedores etc.
Esse alinhamento com valores humanos, além de melhorar a imagem da empresa junto à comunidade, também contribui para criar um “sentimento de dono” nos colaboradores, motivando-os e aumentando o engajamento do time com as ações propostas pela instituição.
Índice de absenteísmo
O clima organizacional também está diretamente ligado à taxa de absenteísmo, que mostra a quantidade de ausências no trabalho, seja devido a faltas, afastamentos por motivos médicos ou atrasos.
Além de expressar como anda a saúde dos colaboradores (o que pode revelar, por exemplo, condições de trabalho que contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais), esse indicador também mostra o grau de motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores.
Como estabelecer um clima organizacional que contemple o bem-estar?
É um grande desafio para os gestores criar um clima organizacional colaborativo e descontraído sem dar margem para o não cumprimento de metas ou prazos. Como garantir o bem-estar e a produtividade ao mesmo tempo? Confira abaixo.
Promova programas de saúde e bem-estar
Investir em programas de saúde e bem-estar, que incentivam a prática regular de atividade física e a alimentação saudável, bem como adotar medidas ergonômicas, contribui para a qualidade de vida dos funcionários e para a produtividade da empresa em médio e longo prazo.
Um bom exemplo é o programa de coaching preventivo da Sharecare, que oferece acompanhamento e suporte para a adoção de hábitos mais saudáveis. A solução oferece um tratamento personalizado, identificando as demandas individuais e colocando o colaborador no centro do processo em saúde.
Invista em ferramentas voltadas ao acompanhamento da saúde física e mental
Monitorar as condições de saúde é essencial para elaborar ações e orientar o planejamento estratégico da organização. Além disso, empresas que investem nesse tipo de ferramenta demonstram que se importam com o dia a dia do funcionário.
O acompanhamento de doenças crônicas também merece atenção. Ações nesse sentido impedem o agravamento de quadros como diabetes, hipertensão etc. Desse modo, além de melhorar a qualidade de vida do funcionário, esses esforços ajudam a diminuir o número de afastamentos.
O programa de Gestão de Crônicos da Sharecare busca minimizar os fatores de riscos modificáveis, oferecendo um tratamento personalizado com o intuito de melhorar a qualidade de vida do crônico e evitar o agravamento da condição patológica.
Engaje os colaboradores nos programas de saúde
A participação dos colaboradores é fundamental para que as propostas em saúde promovidas gerem bons resultados e melhorem o clima organizacional.
Nesse sentido, o aplicativo de saúde Sharecare é uma ferramenta de saúde projetada para engajar o usuário, colocando-o no centro dos cuidados e trazendo a saúde para um só lugar.
Além dos conteúdos educativos, o app conta com um sistema de inteligência artificial que identifica o estado emocional do usuário, com uma avaliação de saúde que indica a idade real do corpo, monitora fatores de risco, estabelece metas e desafios e permite a criação de campanhas e desafios.
Trabalhe a cultura de autocuidado
Atividade física, lazer, procedimentos estéticos e até mesmo a inscrição em um curso de ensino superior: o autocuidado compreende qualquer ação que o indivíduo toma com o intuito de cuidar da própria saúde e bem-estar, em diferentes esferas.
O termo está intimamente ligado à autoestima e à autoconfiança e, por isso, impacta diretamente no clima organizacional da empresa.
Ao longo do conteúdo, você conferiu o que é clima organizacional e como ele afeta a saúde e a produção da empresa. Também entendeu que o bem-estar no ambiente de trabalho não é apenas um benefício, e sim uma estratégia necessária para aumentar a produtividade.