ONA premia Melhores Práticas em Segurança do Paciente

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) anunciou os ganhadores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque, que laureia boas práticas de segurança do paciente. O anúncio foi feito durante o 4º seminário Internacional de Segurança do Paciente em Acreditação em Saúde, promovido pela ONA em formato 100% digital O evento reuniu mais de 9.000 inscritos e contou palestrantes nacionais e internacionais.

Os ganhadores do Prêmio Melhores Práticas em Destaque foram:

1º lugar – Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará

Projeto: Melhoria PAV

Programa de melhoria contínua adotado frente a elevadas taxas de incidência de PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica) no setor de UTI.

“Um dos desafios era a redução de 50% da densidade de incidência de PAV na UTI adulto no período de 2018 a 2020. Trabalhamos com a Ronda de Liderança e Quadro de aprendizagem, que é apresentado uma vez por semana para a alta gestão, com o objetivo de avaliar os indicadores por incidência por infecção”, comentou Sheila Mara de Bezerra, do Hospital do Baixo Amazonas do Pará.

2º lugar – Hospital Regional de Cotia

Projeto: Estratégia de Metas Internacionais de Segurança Paciente em tempos de pandemia

O projeto tinha como objetivo sensibilizar e capacitar os colaboradores sobre a temática da segurança do paciente e fortalecer essa cultura, utilizando formas de interagir que mantivessem os protocolos de segurança e distanciamento social na pandemia do Covid-19.

“Fizemos estratégias de interação in loco, rodas de conversa, treinamento EAD sobre metas Internacionais de Segurança, ranking diário de participação das equipes, entregamos cartilhas interativas para auxiliar o processo de fixação, premiamos um colaborador por participar das atividades propostas”, explicou Marta Lopes, colaboradora do Hospital Regional de Cotia.

Ela ainda reforça que conversar com as pessoas fez toda a diferença no processo. “Os times queriam estar 100% e fazer o seu setor fazer parte das ações. Essa disseminação de conhecimento, de práticas e de saberes contribui para o fortalecimento e cultura da segurança do paciente e com certeza para adesão de melhores prática em saúde.”

3º lugar – Hospital Geral de Caxias do Sul

Projeto: “Maria do Risco”: ação andragógica com foco no Protocolo de Cirurgia Segura

Um dos objetivos da Cirurgia Segura é impedir a retenção não intencional de materiais/instrumentais na cavidade operatória do paciente. Representantes do Hospital explicam que, apesar de possuírem rotinas bem delineadas para a segurança cirúrgica na instituição, foram detectadas que algumas falhas na contagem de instrumentais vinham acontecendo eventualmente, já que os colaboradores da lavanderia acabavam encontrando tais materiais nos enxovais provenientes das salas cirúrgicas.

A fim de mitigar a incidência de falhas nas contagens de instrumentais, percebeu-se que era necessário realizar uma atividade que fizesse os colaboradores refletirem e sensibilizarem-se a aderir às práticas de segurança. Dessa forma, planejou-se uma ação educativa que abordou o tema utilizando-se de técnicas andragógicas.

“É diferente trabalhar com este foco da andragogia, principalmente trazendo o envolvimento e colocando as experiências e a motivação desses profissionais no pacote. Essa ação mostrou o quanto é mais efetivo utilizarmos esse tipo de capacitação”, completou Ramone do Amaral Bertussi, do Hospital Caxias do Sul.

Pré-lançamento do livro Jornada na Acreditação

No evento também foi feito o pré-lançamento do livro Jornada na Acreditação, feito em parceria com autores convidados pela ONA. Na publicação, estão reunidas reflexões de 20 anos de trabalho da ONA para a qualidade do setor de saúde e a segurança do paciente. Também é abordado com profundidade como é realizado o processo de acreditação.

“Em forma de comemoração dos 20 anos da ONA, pensamos internamente em estruturar o conteúdo bastante consistente e agregador para a todas essas partes interessadas no Sistema Brasileiro de Acreditação. Este livro é distribuído gratuitamente e foi construído com muito carinho para você, profissional da saúde, para que ele ajude no seu dia a dia”, ressaltou Gilvane Lolato, gerente de Educação da ONA.

Fabio Leite Gastal é eleito novo presidente da ONA

O Conselho de Administração da Organização Nacional de Acreditação (ONA) elegeu a nova diretoria da entidade para o triênio 2021-2024. Fabio Leite Gastal, representante da Unimed do Brasil, foi eleito presidente, sucedendo Cláudio José Allgayer, da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde). Breno Figueiredo Monteiro, da CNSaúde, e Ivo Garcia do Nascimento, da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), são os novos vice-presidentes.
Gastal tem uma longa história na ONA. Entre 1999 e 2006, foi superintendente da organização e, desde 2019, exercia o cargo de vice-presidente. “Pessoalmente, é um momento muito especial, pois tenho a ONA como uma parte muito importante em minha vida profissional. Poder agora chegar à presidência do Conselho, percebo isso como o coroamento de minha carreira profissional”, afirma Gastal.

Ele também contou quais as expectativas para sua gestão. “Daremos continuidade ao belo trabalho que vinha sendo feito pelo Dr. Cláudio José Allgayer, juntamente com a equipe e todos nós do Conselho de Administração. Nossa gestão terá como palavras-chave a colegialidade, o diálogo e a participação de modo a construir bons resultados, com segurança e sustentabilidade”, explica.

Cláudio José Allgayer, presidente no triênio passado, felicitou o colega que assume o cargo. “Creio que a ONA inicia um novo momento sob a liderança e a competência técnica do Dr. Fabio Leite Gastal, que terá ajuda de sete conselheiros que conhecem o setor de saúde à exaustão. Tenho absoluta convicção que, nesse período de gestão, a ONA irá se desenvolver ainda mais, ampliando sua atividade no cenário nacional e internacional”, comenta Allgayer.

Além da nova diretoria, a ONA renova o seu corpo de Conselheiros. Veja abaixo a lista completa.

Conselho Administrativo da ONA – triênio 2021-2024

Fernando Moisés José Pedro – Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE)

Breno de Figueiredo Monteiro – Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)

Ivo Garcia do Nascimento – Federação Brasileira de Hospitais (FBH)

Cesar Sérgio Cardim Júnior – Federação Nacional de Saúde Suplementar (FENASAÚDE)

Flaviano Feu Ventorim – Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB)

Paulo Aparecido Brandão Pinto – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)

Fabio Leite Gastal – Unimed do Brasil (Unimed)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.