Em 2020, mesmo focado em acolher e tratar as centenas de pacientes da pandemia de Covid 19, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), manteve o planejamento estratégico e deu continuidade à ampliação de seu leque de soluções em saúde. Um dos principais focos de atuação dos últimos anos, a oncologia ganhou espaço próprio e uma formatação exclusiva – que permite aos pacientes atendimento completo, com consulta, exames diagnósticos e procedimentos em um único lugar.
O Onco Center, instalado no primeiro andar do Centro Cínico Dona Helena, oferece um amplo espaço terapêutico, em que estão instalados os consultórios, os boxes e leitos para infusões e toda a infraestrutura necessária para atender pacientes adultos, nas especialidades de Oncologia, Hematologia e infusão de imunobiológicos. Em espaço anexo e exclusivo, ali funciona, também, a Oncohematologia Pediátrica, com atendimento ambulatorial, internação e cirurgias.
A equipe é formada por oncologistas, hematologistas, cardio-oncologistas, cirurgia oncológica, mastologistas – entre as várias especialidades que se integram no atendimento a esse tipo de patologia. O cuidado multidisciplinar também foi estrategicamente elaborado para oferecer aos pacientes adultos e crianças toda a atenção e acolhimento no tratamento. A equipe é composta por profissionais de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, estomatologia (laserterapia), terapia ocupacional e farmácia.
Se, em infraestrutura e atendimento integrado, o Onco Center pode ser considerado referência, em excelência técnica e científica não é diferente. Um exemplo é a Oncogenética. Ciência que estuda os aspectos moleculares, celulares, clínicos e terapêuticos relacionados a síndromes de predisposição ao câncer, é uma poderosa ajuda na prevenção e tratamentos de câncer. “O objetivo principal é identificar portadores de alterações genéticas que aumentariam as chances de o indivíduo desenvolver câncer e, então, atuar de forma preventiva para reduzir o risco, por meio de exames de rastreamento, cirurgias preventivas e/ou terapias”, detalha o oncologista clínico e oncogeneticista Lucas Santana. O aconselhamento genético pode ser um grande aliado, pois o câncer, na maioria das vezes, é curável desde que diagnosticado em fase mais precoce. “Logo, a melhor estratégia para aumentar as chances de cura é justamente a realização de exames de rastreamento que possam identificar a doença em fase mais inicial”, frisa o profissional.
E, para seguir oferecendo aos clientes um espaço exclusivo e plenamente preparado para atuar na prevenção e tratamento dos mais diversos tipos de câncer, o Onco Center está em fase de ampliação. O hospital projeta estender a área, que passará a atender em dois andares do centro clínico. O novo espaço quase dobra a capacidade atual de atendimento. “Essa ampliação está sendo pensada para atender a projetos futuros, serviços que trarão a Joinville diferenciais importantes em oncologia”, anuncia o superintendente médico assistencial Danilo Abreu.
Ele associa esses momentos de grandes crises, como a que o mundo enfrenta, a oportunidades para crescer. “A reação do Hospital Dona Helena, diante da pandemia, é não deixar de seguir preparando o futuro. Pudemos responder melhor à crise porque nos preparamos para ela – e seguimos colocando em prática as diretrizes do planejamento estratégico. O Onco Center é um bom exemplo: um serviço que se amplia e renova as esperanças. E seguiremos mirando na expansão da estrutura e no desenvolvimento de novas vocações”, assegura o médico.