ONG Nariz Solidário leva arte do palhaço para saúde mental em Curitiba e região

Pela primeira vez na trajetória do Nariz Solidário, o trabalho da associação que promove a arte do palhaço vinculada à saúde e ao bem-estar chegará à rede de apoio em saúde mental da Grande Curitiba, no Paraná. A segunda edição do premiado projeto De Nariz para Nariz , vai realizar mais de 100 ações gratuitas em dez unidades pertencentes ao SUS de Curitiba e região ao longo de 2023 de forma descentralizada e inclusiva, prevendo impactar mais de 10 mil pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde.  

As atuações serão desenvolvidas por 40 palhaços profissionais e voluntários, que irão percorrer os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais fora do eixo central da capital. O projeto prevê ainda a quinta edição do Encontro Nacional para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários, previsto para o segundo semestre e que tem como objetivo ampliar a qualificação da gestão de grupos semelhantes em todo país. O projeto também promoverá ações formativas para professores da rede pública de ensino. 

“Para essa nova edição do De Nariz para Nariz temos uma novidade muito importante, que é a ampliação das nossas ações para unidades dedicadas à saúde mental e unidades hospitalares com pouca ou sem nenhuma oferta artística na região”, revela Eduardo Roosevelt, cofundador e presidente da associação.

Além de todas as ações para o setor da saúde e educação, a equipe da ONG também receberá cerca de 100 horas de treinamento durante o ano, incluindo capacitações em linguagem de sinais e diversos temas ligados à palhaçaria com atuação dentro do contexto social e da saúde física e mental. “Queremos aprimorar o nosso trabalho de forma profissionalizada e adaptada à realidade e diversidade do nosso público, tendo em vista questões de diversidade, equidade e inclusão”, afirma Roosevelt.

A 2ª edição do projeto De Nariz para Nariz tem realização do Fundo Nacional de Cultura, secretaria especial de Cultura e Ministério da Cultura, sendo possível com o apoio de empresas parceiras da associação e participantes dos programas de leis de incentivo. São elas: BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Banco CNH Industrial, Grupo Fertipar, Cimento Itambé e Malhas Wilson.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.