Mesmo com as dificuldades e o avanço da Covid-19 no país, o número de pessoas que conseguem vencer a doença continua se sobrepondo às vítimas fatais, o que fortalece nossa esperança e otimismo frente à batalha contra a pandemia.
No Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo (SP), essa esperança se renovou no início de junho: no dia 5, a Instituição atingiu a marca de 500 altas de pacientes internados com Covid-19.
Para simbolizar essa vitória, a equipe médica e assistencial do hospital preparou um “corredor de homenagens” para o 500º paciente. O sr. Inácio José da Silva, de 85 anos, estava internado desde o dia 21 de maio. Ao deixar o leito, ele recebeu todo o carinho da equipe assistencial e dos integrantes do “Curar e Cantar”, ação de humanização que leva música e alegria aos pacientes internados. O sr. Inácio bateu palmas e se emocionou com a celebração, e por estar retornando para o convívio das pessoas que ama.
No total, o Hospital Santa Catarina já atendeu 1.704 pessoas com o novo Coronavírus, e dos pacientes que precisaram de internação, 526 se recuperaram da doença e receberam alta. Após a volta pra casa, a equipe do HSC segue fazendo um acompanhamento por telefone com os pacientes, a fim de monitorar seu estado de saúde, tirar dúvidas e dar orientações.