Para apresentar o tema “Cirurgia robótica e perspectivas para o profissional enfermeiro”, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniMAX e UniFAJ) convidou Juliana Sabino, especialista em Enfermagem em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein; em Centro Cirúrgico e CME pela FHO – Fundação Hermínio Ometto e; em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo.
De acordo com o orientador pedagógico do curso, professor Alexandro Marcos Menegócio, o objetivo foi trazer proposta de inovação na enfermagem aos graduandos, ampliando assim suas opções no mercado de trabalho.
Na oportunidade, a palestrante abordou o histórico da cirurgia robótica no Brasil e mundo; a atuação do enfermeiro no âmbito assistencial e gerencial em cirurgia robótica; o panorama atual da cirurgia robótica no Brasil e mundo; humanização dos pacientes e equipe e; perspectivas e cursos de pós-graduação conceituados na área.
“Tecnologias Digitais engajadoras na Enfermagem” foi um dos temas abordados na formação continuada que está sendo oferecida aos docentes de Enfermagem do Grupo UniEduK. O assunto foi explanado pela convidada Carolina Abdalla.
A palestrante é Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, tem pós-graduações em: Metodologia e Gestão em EaD, Metodologia Ensino Superior e graduada em Publicidade e Propaganda. Carolina é profissional de Marketing e Vendas, foi responsável pelas ações estratégicas de comunicação e vendas de 13 concessionárias Volkswagen e coordenou a área de vendas B2B e B2C.
Além disso, na Educação presencial, Carolina atua há 12 anos como docente no ensino superior, técnico e pós-graduação. Também já foi coordenadora de curso e pós-graduação. Na Educação a Distância possui oito anos de experiência como tutora, coordenadora de tutoria, autora, leitora crítica, supervisora de material didático e gerente de curadoria. Entre outros projetos, hoje trabalha como coordenadora de material didático para o CEAD VIRTUAL.
FORMAÇÃO CONTINUADA
Com encontros semanais realizados às sextas-feiras, desde a primeira semana de março, o curso de Enfermagem oferece uma formação continuada aos docentes. A proposta é trazer convidados e promover debates entre os professores e gestão do curso.
“Desenvolvemos uma formação contínua, pois acreditamos que terá muito a oferecer no processo de trabalho, porque ajuda o docente a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar os discentes na construção de conhecimentos, e não apenas no acúmulo de informações”, destacam a gestora do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias e o orientador pedagógico, Alexandro Marcos Menegócio.
Por fim, entre os benefícios apontados pelos gestores estão: aulas mais didáticas e dinâmicas na aquisição do competências e habilidades; maior engajamento dos alunos em atividades de aprendizagem e; detecção precoce das dificuldades de aprendizagem e construção de novas estratégias para contorná-las.