Pandemia de Covid-19 pode afetar demanda por contraceptivos e especialistas debatem sobre o assunto em evento virtual

Nesta quarta-feira (5), acontece a 15ª edição da série de webinários, População e Desenvolvimento em Debate, promovido pelo Fundo de População da ONU (UNFPA) e Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Nesta semana, convidadas e convidados irão debater sobre os impactos da Covid-19 no acesso aos métodos contraceptivos. A discussão será transmitida a partir das 15h, no canal do UNFPA Brasil no YouTube.

Além das diversas consequências epidemiológicas, a pandemia da Covid-19 também vem interrompendo o acesso a informações e serviços de planejamento familiar na saúde. Na América Latina e Caribe, quando se aborda o serviço público, o acesso aos métodos contraceptivos são afetados de duas maneiras: o primeiro, pela interrupção dos serviços de saúde sexual e reprodutiva, pois os serviços de saúde estão sobrecarregados. e o segundo, pela queda de demandas pelo serviços de saúde sexual e reprodutiva, devido à relutância da própria população em comparecer às unidades de saúde, seja por receio de contaminação ou mesmo por restrições de mobilidade.

Desta forma, estudos estimam que após a Covid-19, o percentual de mulheres com necessidades não atendidas de contracepção pode ter um retrocesso sobre a garantia do acesso universal à saúde sexual e reprodutiva adquiridos em anos anteriores. O UNFPA estima que 47 milhões de mulheres podem perder o acesso a métodos contraceptivos modernos se a situação da pandemia continuar por 6 meses, e pode levar a quase 7 milhões de gestações indesejadas.

O debate tem o intuito de discutir sobre a situação do acesso aos contraceptivos na região da América Latina e, em específico no Brasil, e também trazer exemplos de iniciativas internacionais que possam auxiliar aqueles que trabalham no fornecimento de contraceptivos às mulheres e às jovens em países de baixa e média renda.

As convidadas e convidado para o webinário são: Cristiane Martins Pantaleão, vice presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; Milka Dinev, coordenadora do ForoLAC/Reproductive Health Supplies Coalition; e Federico Tobar, consultor regional do UNFPA em Sistemas de Saúde e Garantia de Suprimentos de Saúde Reprodutiva. A mediação do webinário será realizada por Astrid Bant, representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil.

Para acompanhar, acesse o Youtube UNFPA Brasil: www.youtube.com/user/unfpabrasil

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.