Mais de 500 pessoas participaram da 3a edição do Passeio Ciclístico promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, no sábado (24), em Porto Alegre. (RS) A largada aconteceu às 10h30 no Parque Moinhos de Vento (Parcão), com um percurso de cerca de 12 quilômetros por vias como Goethe, Sarmento Leite, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Ipiranga e Silva Só. Crianças, adultos, amantes do ciclismo e até mesmo esportistas de final de semana participaram da programação que animou os frequentadores do tradicional parque de Porto Alegre.
A ação faz parte da programação criada pelo Hospital Moinhos de Vento para o Mês do Meio Ambiente, com objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. O evento foi lançado em 2019, mas ficou suspenso por dois anos devido à pandemia, sendo retomado no ano passado. “Com a programação do mês do Meio Ambiente, queremos incentivar práticas sustentáveis, mobilizando a população a adotar a bicicleta, um meio de transporte não poluente e que não agride a natureza. Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, nosso propósito no Moinhos de Vento”, ressalta o superintendente administrativo Evandro Moraes.
Ciclista há 20 anos, o técnico em enfermagem do Setor de Emergência do hospital, Joni Marçal Nunes, é um dos incentivadores da prática na instituição e afirma que faz tudo de bicicleta. “Toda a minha caminhada é de bike. Uso para trabalhar, me divertir. É o meu meio de transporte”, relata. Com 58 anos, Nunes conta que entrou no Moinhos em 2011 e, em 2012, o hospital contabilizava apenas dois ciclistas. “Hoje somos 46 ciclistas por lá. O Moinhos nos dá todas as condições para essa prática”, relatou. E aconselha: “Todas as pessoas tinham que fazer três coisas na vida: cuidar de um idoso, pintar uma grade e andar de bike. Paciência, paciência, paciência. A bike te ensina muito isso, é muito importante.”
O passeio também contou com a participação de atletas com deficiência visual, numa ação inclusiva. A bordo de uma bicicleta de dois lugares e com uma ciclista guiando, Liliane Covino, de 25 anos, voltou a sentir o prazer do ciclismo, perdido há dez anos, quando ainda tinha baixa visão e conseguia pedalar. “É a primeira vez que participo desse evento, a expectativa é grande”, disse Viviane, que integra a ONG Pedal da Inclusão.
Summit Ambiental
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Hospital Moinhos de Vento realizou a terceira edição do Summit Ambiental, com o intuito de discutir temas relacionados à sustentabilidade. Em dois dias de evento, 5 e 6 de junho, foram abordadas questões como os impactos das mudanças climáticas em nossa rotina, além de assuntos relacionados à sustentabilidade e ao aquecimento global. Um dos convidados foi o navegador Amyr Klink, que falou sobre os impactos do calor nos oceanos.
Durante a programação, também foi lançado o projeto Certidão da Vida, documento que será entregue a todas as famílias cujos filhos nasçam no Hospital Moinhos de Vento. O certificado atribuirá o plantio de uma árvore ao nascimento de cada bebê até 2027. No documento, as famílias terão acesso a um QR-code que apontará a longitude e latitude do vegetal plantado para que possam acompanhar seu desenvolvimento. Todas as árvores serão dispostas em uma reserva ambiental localizada na Quinta da Estância Grande, em Viamão, empresa parceira do programa.