Pediatra fala sobre cuidados com as crianças na pandemia em evento

Nesta sexta-feira (16), a partir das 20h, a médica pediátrica Normeide Pedreira dos Santos será entrevistada em live, que integra as ações do  alerta permanente sobre a importância do controle da miopia e saúde ocular, uma iniciativa da pela SOBLEC – Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

A pediatra abordará condutas práticas para o melhor cuidado com crianças neste tempo de pandemia Covid-19 quando ocorre uso demasiado de telas, e será entrevistada  pela médica oftalmologista Tania Schaefer, presidente da SOBLEC.

Miopia

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que até 2050 metade da população mundial será míope. Dos 210 milhões de brasileiros, estima-se que 57 milhões têm miopia em algum grau de progressão.

A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do grau de progressão pode evoluir para outras patologias como catarata, glaucoma e deslocamento de retina. A doença é relativamente simples, se leve ou moderada, mas quadros graves estão associados a um risco de descolamento da retina, catarata precoce, degeneração macular e glaucoma.

Estudos especializados mostram que, além da predisposição genética e o aumento do tempo gasto em ambientes fechados, a miopia está avançando entre crianças e adolescentes por conta das muitas horas com os olhos grudados em telas digitais.

A iniciativa da SOBLEC conta com o apoio das seguintes entidades: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira Oftalmologia Pediátrica (SBOP), Sociedade Brasileira de Visão Subnormal (SBVSN), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Instituto Holofote

Para acompanhar a entrevista acesse: @soblecvisao, YouTube.com/SOBLEC e FB.com/SOBLEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.