A pandemia que ainda assola o mundo foi a mesma que obrigou a população a se reinventar e inspirou reflexões, desengavetando projetos de uma vida. Foi o caso do administrador Adriano Oliveira, executivo da indústria farmacêutica há 20 anos, 15 deles dedicados à atuação na área de propaganda médica. Ao longo desse tempo, uma verdade inconveniente se mostrava em seu dia a dia: entre residência, plantões e especialização, os médicos não aprendem a gerir sua carreira. Por que então não ajudar?
Assim nasceu o podcast Anamnese. Pegando carona no fenômeno dos streamings de áudio, que vêm crescendo vertiginosamente e foram ainda mais impulsionados desde a crise do Coronavírus (o Ibope apontou que 57% dos brasileiros entrevistados começaram a ouvir podcasts em 2020, colocando o país na quinta posição mundial no consumo da mídia), o programa convida especialistas em temas como educação executiva, marketing e inovação para orientar os médicos sobre gestão empresarial.
“Um profissional da saúde é muito cobrado pelo aspecto humanitário, social, o que é importante. Mas ele é também um profissional e, que diferentemente de outras áreas, precisa gerir inteiramente sua carreira e remuneração. Trabalha em diferentes hospitais, não têm um vínculo que estabeleça um plano de carreira, por exemplo. Então essa autonomia passa a ser fundamental”, explica Adriano Oliveira, que atua como Gerente de Propaganda Médica, Acesso e Vendas de uma grande empresa farmacêutica.
Com o podcast, Adriano explica, a proposta é democratizar mais as instruções que ele pôde reunir ao longo dos anos e fazê-las chegar a um número maior de profissionais da área. Atualmente, o programa Anamnese já conta com 20 episódios completos e está hospedado nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.
CONHEÇA O PODCAST ANAMNESE
Episódios no Spotify: spoti.fi/3D8ATCN
Página no Instagram: www.instagram.com/anamnesepodcast